Topo

Marcel Rizzo

Árbitro de vídeo só no 2º turno em 2017 vai no regulamento e irrita clubes

Marcel Rizzo

28/10/2016 05h00

A CBF pretende começar a utilizar o árbitro de vídeo em agosto de 2017 na Série A do Brasileiro, mas vai se precaver contra reclamações de dirigentes e torcedores.

O regulamento do torneio do ano que vem terá um adendo, deixando claro que o uso das imagens para esclarecer lances duvidosos como impedimentos ou pênaltis dentro ou fora da área só começará no segundo turno, em meados de agosto.

Isso será feito para evitar que clubes que sintam-se prejudicados no primeiro turno em lances que poderiam ser corrigidos por vídeo reclamem, ou até mesmo acionem a Justiça Desportiva. A avaliação é que ignorar isso no regulamento poderia abrir precedentes à chiadeira.

O blog apurou, porém, que vai haver rejeição de alguns clubes de que tenha a tecnologia em um turno e no outro, não. O argumento é de que isso pode levar à distorções na tabela, com times ganhando pontos em lances corrigidos que outros não tiveram oportunidade nas primeiras rodadas.

O tema ainda será alvo de discussão no conselho técnico do torneio, realizado apenas no início de 2017. O Brasileiro ocorrerá de 7 de maio a 3 de dezembro, com o segundo turno começando em meados de agosto. Exatamente quando a CBF deverá ter o aval da Fifa para o uso dos árbitros de vídeo — que consistirá em um representante tendo acesso às imagens para informar ao árbitro de campo detalhes de lances duvidosos.

"É colocado no regulamento [uso do árbitro de vídeo], que só começará a valer no segundo turno. Quanto antes dermos início, melhor, por isso não faz sentido esperar 2018 caso esteja liberado", disse Sérgio Corrêa, responsável na CBF pela realização do projeto.

É provável que o tema seja colocado em votação no conselho técnico.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.