Topo

Marcel Rizzo

CBF informa ao Cade que negocia TV para a Copa do Brasil apenas com a Globo

Marcel Rizzo

02/11/2016 05h00

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) informou ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) que tem negociação em andamento apenas com o Grupo Globo para cessão dos direitos de transmissão da Copa do Brasil, seu torneio no formato "mata-mata", no período de 2018 a 2022.

O Cade investiga possível monopólio na venda dos direitos de transmissão de campeonatos de futebol – e se a venda casada (TV aberta, TV fechada, pay-per-view e internet) é a única opção para os clubes na maioria dos casos.

O conselho enviou perguntas aos principais clubes do Brasil, às maiores federações estaduais e à CBF, questionando os critérios de negociação, quais empresas detêm hoje os direitos dos principais torneios e quais as tratativas em andamento.

Em resposta enviada no dia 26 de outubro, o departamento jurídico da CBF informou que o único torneio que negocia renovação atualmente é a Copa do Brasil, que tem acordo vencendo com a Globo em 2017.

Para o período de 2018 a 2022, as negociações ocorrem, segundo a CBF, com "Globo Comunicação e Participações S.A. (para TV aberta), com a Globosat Programadora Ltda (para TV fechada) e Horizonte Conteúdos Ltda (para o pay-per-view), únicos que apresentaram propostas oficiais.

O blog apurou que o acordo está fechado, faltando acertos burocráticos para a assinatura. A Copa do Brasil interessou ao Esporte Interativo, mas não houve avanço nas tratativas.

A confederação brasileira informou também que, em 2015, fechou com o Grupo Globo os direitos de transmissão para todas as mídias da Série B do Brasileiro de 2018 a 2022 – os valores não foram divulgados. A CBF escreveu que a única proposta que recebeu para esta competição foi do Grupo Globo, mas o blog apurou que houve interesse do Esporte Interativo.

A entidade ainda esclareceu que para a Série A a negociação é feita diretamente entre os clubes e as emissoras interessadas, e que para as Séries C e D, Copa do Nordeste e Copa Verde tem acordos com um concorrente do Grupo Globo para TV fechada, a Turner, que detém o canal Esporte Interativo.

No início de 2015, o Esporte Interativo acertou contrato com 15 clubes pelos direitos de transmissão da Série A a partir de 2019, entre eles Santos e Internacional.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.