Topo

Marcel Rizzo

Afastamento de Willians pode gerar custos trabalhistas ao Corinthians

Marcel Rizzo

25/11/2016 05h00

Correndo risco de sofrer impeachment acusado de fraude fiscal, o presidente corintiano Roberto de Andrade tem tido outra dor de cabeça nos últimos dias.

O afastamento do volante Willians, decisão do departamento de futebol por indisciplina, e consumado depois que o jogador discutiu com um torcedor na entrada do centro de treinamento, em 19 de novembro, entrou em uma lista que oposicionistas estão compilando de erros, ou supostos erros, de Andrade.

No caso de Willians, o argumento é que foi aberta brecha para o jogador, que tem válido apenas pouco mais de um mês de contrato com o Corinthians, acionar o clube na Justiça.

O volante está emprestado pelo Cruzeiro até o fim de dezembro de 2016, em troca feita em janeiro que envolveu o também volante Marciel. Estava praticamente certo que Willians não ficaria, e o bate-boca com o torcedor precipitou a decisão.

Mas afastá-lo, e anunciar isso publicamente, foi considerado erro por dar margem à interpretação de demissão sem justa causa, o que poderia gerar custos altos ao já combalido departamento financeiro corintiano. O blog apurou que o salário de Willians é de aproximadamente R$ 350 mil por mês.

"Não existe afastar jogador de futebol do jeito que o Corinthians quer fazer. O clube está coagindo o jogador a pedir demissão, a sair do clube, e abrir mão de alguns dos seus direitos. Esse afastamento pode ser caracterizado como demissão sem justa causa, e pode cobrar todos os direitos, como multa de 40% do FGTS, cláusula compensatória desportiva, que são os salários até o fim do contrato, precisa ver a relação com o Cruzeiro, se não tem penalidade para o Corinthians se acontecer isso ", disse João Chiminazzo, advogado especializado em direito desportivo.

"Parece algo simples, mas não é tão simples, pode gerar muita consequência negativa para o clube", disse Chiminazzo.

O clube informou que Willians não joga mais pelo clube, mas continua treinando separado. O volante não foi encontrado para comentar o caso.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.