Topo

Marcel Rizzo

Chapecoense só defenderá título da Sul-Americana se for mal na Libertadores

Marcel Rizzo

09/12/2016 05h01

Pela primeira vez, o campeão da Sul-Americana não tem vaga garantida no torneio do ano seguinte e a Chapecoense só defenderá o título em 2017 se for mal na Libertadores.

O time de Chapecó foi confirmado pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) o vencedor do torneio em 2016, depois do acidente de avião que matou parte de sua delegação quando viajava até Medellin, para iniciar a final contra o Atlético Nacional (COL).

O título assegurou a Chapecoense na Libertadores de 2017, mas devido à mudança de calendário das duas competições, que ocorrerão agora simultaneamente entre fevereiro e novembro, o time brasileiro só vai para a Sul-Americana se terminar em terceiro lugar do seu grupo  e for eliminado da Libertadores.

A Sul-Americana receberá a partir de sua segunda fase times eliminados da Libertadores, algo também inédito. Serão duas equipes eliminadas na terceira fase (a última etapa eliminatória antes da fase de Grupos) e oito equipes que ficarem em terceiro em suas chaves (os dois primeiros avançam, na própria Libertadores, para as oitavas de final).

Portanto, se a Chapecoense avançar para as oitavas da Libertadores, não jogará a Sul-Americana. Além do time catarinense, o Brasil tem outras cinco equipes classificadas diretamente à fase de grupos: Palmeiras, Santos, Flamengo, Atlético-MG e Grêmio.

Defesa de título

Em 2016, por exemplo, o Atlético Nacional, da Colômbia, foi campeão da Libertadores, no primeiro semestre, e jogou a Sul-Americana no segundo semestre, chegando até a final. Em 2013, o São Paulo, campeão da Sul-Americana em 2012, participou das duas competições.

A Chapecoense terá um 2017 com calendário cheio, mesmo se ficar fora da Sul-Americana. Participará, como sempre, do Estadual de Santa Catarina, do Brasileiro da Série A e da Copa do Brasil. Terá também a Primeira Liga, a Libertadores, a Recopa Sul-Americana, quando enfrentará o Atlético Nacional, e a Copa Suruga, jogo contra o campeão da liga japonesa.

A Sul-Americana de 2017 terá 44 equipes na primeira fase, que se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os 22 vencedores se juntam aos dez times eliminados da Libertadores que migram de torneio, para novos confrontos mata-mata até se conhecer o campeão.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.