Topo

Marcel Rizzo

Inter decide não participar da Florida Cup e cria impasse sobre multa

Marcel Rizzo

14/12/2016 16h09

Atualizado às 16:25

A organização da Florida Cup e o Internacional anunciam nas próximas horas que o clube brasileiro não participará do torneio de pré-temporada, em janeiro de 2017. Minutos após esse post, a comunicação da competição confirmou a saída do Inter.

A decisão foi do clube, e há um impasse sobre o pagamento da multa rescisória – valor não divulgado, mas que supera os R$ 500 mil.

O blog apurou que o Inter alega problema de calendário para viajar aos Estados Unidos para participar do torneio, já que houve atraso na saída dos jogadores para as férias devido ao acidente do voo da Chapecoense, no fim de novembro — isso adiou em uma semana a realização da última rodada do Brasileiro.

O rebaixamento para a Série B, porém, é outro dos motivos que faz a equipe gaúcha não querer sair do Brasil em janeiro para jogar a competição, que já se tornou tradicional entre clubes brasileiros como pré-temporada.

A ideia da nova diretoria do clube de Porto Alegre é usar o mês com tranquilidade para se preparar para o ano, que além da Segunda Divisão terá o Estadual, a Primeira Liga e a Copa do Brasil.

O Flamengo já havia desistido do torneio, também com alegação de aperto no calendário, já que os atletas precisam, por lei, ter 30 dias de férias. No caso do clube carioca, porém, o blog apurou que a negociação de rescisão não foi tensa. Um patrocinador bancaria a presença do clube do Rio nos EUA, que deve participar da edição de 2018 para compensar a falta em 2017.

O Corinthians vai disputar a Florida Cup, mas quer ajustes na tabela da competição para viajar depois do previsto. São Paulo, Atlético-MG, Vasco e Bahia são os outros brasileiros que participarão do torneio – os baianos substituindo o Flamengo.

A multa corintiana se não participasse da Florida Cup, como publicou o UOL Esporte, era de R$ 660 mil. Na negociação dos contratos, a organização acertou pagar todas as despesas apenas para Corinthians e Atlético-MG, que por isso tinham rescisões mais altas do que outros times.

A organização da Florida Cup terá que fazer ajuste na tabela sem a presença do Inter, que enfrentaria no dia 16 de janeiro o Millonarios, da Colômbia, e depois poderia ter mais dois jogos, caso chegasse à final do torneio chamado de playoff – há também o challenge.

Em nota, a organização da Florida Cup informou que "a tabela do Playoff da Florida Cup 2017 terá ajustes que serão anunciados o mais rapidamente possível. Corinthians, São Paulo e Vasco são os times brasileiros confirmados no torneio, que será disputado de 15 a 21 de janeiro. O Internacional comunicou nesta quarta-feira que não vai mais participar da competição".

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.