Topo

Marcel Rizzo

Por que a Fifa desistiu de diminuir as traves para ajudar as goleiras

Marcel Rizzo

14/02/2017 04h00

Uma ideia que por alguns anos entrava e saía de gavetas da direção da Fifa foi descartada de vez após a elaboração do relatório técnico do Mundial sub-20 feminino, disputado entre novembro e dezembro de 2016, na Papua-Nova Guiné.

Depois de anos de críticas, e projetos para que se adaptassem tamanhos de traves para melhorar o desempenho técnico das goleiras, o relatório oficial da Fifa destacou a evolução das arqueiras na competição.

Isso fez com que uma proposta que poderia ser analisada no Congresso da entidade de 2017, que será no Bahrein, de mudanças nas dimensões do campo e traves para as mulheres, fosse engavetada. O presidente da Fifa, Gianni Infantino, se mostrava contrário a distinções no futebol praticado por homens e mulheres.

Após anos de evoluções tática e técnica, o futebol feminino ainda sofria críticas devido à qualidade das goleiras. Com estatura inferior aos homens, questionava-se se não seria correto diminuir o tamanho das balizas, hoje em 7,32 m de comprimento por 2,44 m de altura, para o futebol feminino.

O documento apresentado após o Mundial sub-20, feito por ex-jogadores, ex-treinadores e integrantes da Fifa, diz que "o nível de atuação das goleiras melhorou consideravelmente, particularmente o domínio aéreo e nas antecipações às costas das defensoras".

A avaliação é que as arqueiras evoluíram na saída de gol e nos chutes mais altos, pontos fracos e principal foco dos críticos e defensores de campos e traves menores para mulheres.

Como nem tudo é perfeito, o relatório diz que o próximo passo é a "melhora de reação frente a situações inesperadas diante da meta".

Mesmo assim, a evolução de goleiras jovens, da base, confirma o desenvolvimento que já havia sido notado no Mundial de 2015 adulto, disputado no Canadá, e nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio. As mulheres, portanto, continuarão jogando futebol como os homens.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.