Topo

Marcel Rizzo

Empresa acusada de propina mantém direito de torneio e TV perde transmissão

Marcel Rizzo

04/03/2017 04h00

Acusada de pagar propinas a dirigentes do futebol da América do Sul para adquirir os direitos comerciais de torneios no continente, a empresa argentina Full Play manteve na Justiça a prioridade sobre dois torneios de base da Conmebol, que estão sendo organizados neste início de 2017.

A Full Play Group S.A. pôde vender os direitos comerciais e televisivos do Sul-Americano Sub-20, disputado em janeiro no Equador, e do Sul-Americano Sub-17, que está em andamento no Chile – a empresa mantém, ainda, os direitos sobre as partidas das eliminatórias da Copa do Mundo.  A manutenção foi conseguida no Comitê Arbitral do Esporte, na Suíça.

Em maio de 2015, a Full Play foi envolvida no escândalo de corrupção revelada pelo Departamento de Justiça dos EUA, que levou dezenas de cartolas à prisão entre eles o ex-presidente da CBF, e na época vice, José Maria Marin.

Os donos da Full Play, os argentinos Hugo e Mariano Jinkis, foram acusados de pagar suborno a diversos cartolas. Eles chegaram a ser presos na Argentina, mas nunca foram extraditados aos EUA. Outro argentino acusado de corrupção, Alejandro Burzaco, que era gerente da Torneos Y Competencias (TyC), se declarou culpado à Justiça americana.

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), que tem três de seus últimos quatro presidentes presos acusados de receberem propinas, tentou judicialmente se desvincular da Full Play.  Em nota, informou que "manifestou seu interesse de dar por terminada a relação contratual com a empresa Full Play, logo de que seu Presidente e Vice-Presidente fossem incluídos na lista de pessoas acusadas pela justiça dos Estados Unidos em casos de corrupção".

Mas, com a demanda, a Full Play manteve os direitos. Em um país, ao menos, isso gerou problema e o Sul-Americano sub-20 não foi transmitido. Duas TVs chilenas não puderam honrar acordos previamente acetados porque a empresa argentina deteve os direitos do torneio.

Aqui no Brasil, os sub-20 e sub-17 são transmitidos pelo SporTV, canal a cabo do Grupo Globo.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.