Topo

Marcel Rizzo

Santos tem a promessa de que Lucas Lima não assina com time do Brasil

Marcel Rizzo

08/03/2017 11h00

Lucas Lima deve voltar ao Santos contra o Sporting Cristal (Crédito: Divulgação/Santos)

Não é só a situação do técnico Dorival Júnior que pressiona o presidente do Santos, Modesto Roma Jr. Há também na diretoria os insatisfeitos com Lucas Lima.

O meia tem contrato até dezembro de 2017, e a partir de julho pode assinar um pré-contrato com qualquer outra equipe, que é o mais provável que aconteça neste momento. As críticas internas são devido ao risco de o Santos perder o meia para um rival brasileiro – o Grêmio, por exemplo, demonstrou interesse.

Existe, porém, um acordo de cavalheiros entre agentes do meia, o próprio jogador e o presidente Modesto, de que Lucas Lima deixará o clube em 2018 apenas para o exterior. Há propostas na mesa do atleta já para a assinatura de pré-contrato de ao menos três times europeus, continente que é a preferência do meia, que já recusou oferta milionária da China. Lucas Lima, no Brasil, daria prioridade para uma renovação com o Santos.

O argumento, porém, não acalma parte da diretoria e Conselho santistas, que avaliam que o clube conduziu mal a situação do meia de 26 anos. Como só detém 10% dos direitos econômicos do atleta, o Santos nunca se esforçou para vendê-lo – e, mesmo com a minoria dos direitos do jogador, se o clube não assinar nenhum negócio é feito. Os críticos acham que deveria ter tido uma renovação antecipada, ou uma venda mesmo para receber valor baixo.

Duas empresas detêm o restante dos direitos econômicos, algo que hoje não é mais permitido pela Fifa, mas que nesse caso ainda é válido porque foi fechado antes de abril de 2015

Lucas Lima está se recuperando de lesão, e deve voltar ao Santos nesta quinta, na estreia do time na Libertadores contra o Sporting Cristal, no Peru. O jogador alternou bons e maus momentos no início desta temporada, mas depois da derrota de 3 a 1 para o São Paulo, dia 16 de fevereiro, pelo Paulista, foi cobrado por torcedores na porta do vestiário da Vila Belmiro.

Se o time for derrotado pelo Sporting Cristal, há no clube quem aposte que o técnico Dorival Junior possa sair, apesar de o presidente aprovar o trabalho do treinador. Como mostrou o UOL Esporte nesta terça, além do nome de Vanderlei Luxemburgo, que tem muitos amigos no clube, outro cotado para uma eventual vaga disponível é Levir Culpi, que está desempregado.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.