Topo

Marcel Rizzo

SP tem número mágico por Libertadores. E já sabe quem são os maiores rivais

Marcel Rizzo

24/05/2017 04h00

A cúpula são-paulina ficou aliviada com a vitória de segunda-feira sobre o Avaí, 2 a 0, porque comprovou sua tese que tem sido apresentada a diretores e conselheiros críticos ao time em 2017 após três eliminações (Paulista, Copa do Brasil e Sul-Americana): o São Paulo não está num patamar de briga por rebaixamento, mas sim de disputar vaga na Libertadores.

Quem critica dentro do clube, seja o técnico Rogério Ceni, seja o elenco, ouve de alguns dirigentes o seguinte: o São Paulo tem 90% de chance de ficar entre os dez primeiros do Brasileiro, e 60% de chegar entre os seis, o que garantiria uma vaga na Libertadores em 2018.

São duas as explicações para se confiar em uma campanha de razoável para boa como a apresentada nos números acima: 1) há confiança de que as ideias táticas e técnicas que Ceni tenta implantar darão certo a médio prazo; 2) o elenco tem qualidade, apesar de que muitos admitem que precisaria ser um pouco mais inchado, com mais opções por posição para o treinador.

A avaliação interna é de que o São Paulo não deixa a desejar para Cruzeiro ou Corinthians,  times que brigarão na parte de cima da tabela, apesar das eliminações na Copa do Brasil e Paulista, respectivamente – lembram que as derrotas ocorreram na ida, no Morumbi, e que as voltas foram jogos competitivos.

Há os clubes considerados com patamar um pouco superior no momento, como Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG, e outros, como Fluminense e Grêmio, que iniciaram muito bem o Brasileiro.

Rogério Ceni terá tranquilidade para trabalhar e, dentro do clube, o que se fala é que o segundo semestre, se a campanha estiver decente com vaga de Libertadores no caminho, o técnico já terá liberdade para tocar o projeto de 2018.

Há unanimidade entre a diretoria que Ceni só correria o risco de sair se o time brigasse contra o rebaixamento – e mesmo assim muitos acham que ele teria que tomar a iniciativa. Ninguém, porém, acredita que isso ocorrerá.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.