Topo

Marcel Rizzo

Bahia decide que em sua eleição 20% dos candidatos têm que ser mulheres

Marcel Rizzo

13/06/2017 16h14

O Bahia terá uma regra inédita para aceitar chapas concorrentes ao Conselho Deliberativo do clube em futura eleição: 20% de cada grupo deverá obrigatoriamente ter sócias como postulantes ao cargo.

A proposta foi apresentada por duas conselheiras, Andrea Cerqueira e Rebeca Assunção, em reunião no sábado, e foi aprovada por unanimidade pelos membros do CD. Como cada chapa tem 100 nomes, ao menos 20 mulheres terão que concorrer em cada uma delas.

A ideia segue orientação da Fifa de aumentar a participação de mulheres no comando do futebol, seja de clubes ou federações. No Conselho da entidade que comanda o futebol é obrigatório que cada uma das seis confederações filiadas indique uma mulher – são, portanto, seis das 37 vagas reservadas a elas.

Nessa linha de pensamento o atual presidente da Fifa, Gianni Infantino, escolheu em maio de 2016 uma mulher, a senegalesa Fatma Samoura, como secretária-geral da entidade, algo inédito.

Ainda sobre a eleição no Bahia, não se levará em conta a cota para a formação do Conselho, que continua com 100 nomes obedecendo a proporcionalidade dos votos e a ordem de chamada determinada pelas chapas.

Por exemplo: o associado vota nas chapas, e se uma delas tiver 20% dos votos, ela elege 20 conselheiros, que já são indicados previamente em uma ordem de chamada. Mesmo assim a expectativa é de que várias mulheres sejam eleitas em dezembro — hoje, dos 100 conselheiros, nove são mulheres (9%). 

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.