Topo

Marcel Rizzo

Em meio à crise, CBDA cria diretoria por normas anticorrupção

Marcel Rizzo

26/07/2017 17h03

Em meio à crise, a CBDA (Confederação Brasileira de Desporte Aquáticos) criou a diretoria de compliance e definiu quem a comandará.

O administrador e economista André Teixeira, 40, será responsável por criar as normas de controle e boas práticas da confederação que nos últimos meses apareceu mais nas páginas policias do que na esportiva.

No início de abril, o ex-presidente da entidade Coaracy Nunes, e outros dirigentes foram presos pela Polícia Federal. Eles são acusados de desviar mais de R$ 40 milhões em dinheiro público enviado para a confederação, entidade que Nunes assumiu no fim dos anos 80.

"As investigações apuram o destino de cerca de R$ 40 milhões repassados à CBDA. Há indícios de um esquema de desvios de recursos públicos captados por meio de convênios e leis de fomento ao esporte, sem a devida aplicação – conforme previsto em lei e nos contratos assinados", informou a polícia na época.

No início de junho, Miguel Cagnoni, que presidiu a Federação Aquática Paulista, foi eleito novo presidente da CBDA, com a promessa da criação de uma diretoria de compliance, ou conformidade, moda agora entre entidades desportivas.

A promessa é que a diretoria terá ferramentas para receber denúncias de desvios de funcionários, poderá criar comitês que melhorem a organização, entre outras funções.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.