Topo

Marcel Rizzo

Surpresa! 100 jogadores já passaram por exames antidoping sem hora marcada

Marcel Rizzo

26/07/2017 04h00

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) iniciou na semana passada ação inédita no futebol brasileiro: exames surpresa de controle de dopagem em jogadores.

Cerca de 100 atletas foram submetidos aos testes em dias sem jogos.  Anteriormente eles eram, de praxe, realizados após as partidas, normalmente em quatro jogadores sorteados, dois de cada time. Os primeiros testes foram realizados em atletas de Flamengo, Fluminense, Santos e São Paulo, e as coletas ocorreram após a sessão de treinamentos dessas equipes.

A ideia é que esses testes sejam feitos em jogadores das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro, e é uma ação direta da ABCD com os clubes. As equipes concordaram com os testes, mas não sabem quando serão visitadas, por isso não é revelado um calendário e pega os atletas de surpresa.

Os testes começam a ser realizados pouco depois de uma reportagem de uma TV alemã, a ARD, de que o doping no futebol brasileiro acontece há anos, com médico do interior de São Paulo prescrevendo substâncias proibidas. O ex-lateral Roberto Carlos, campeão do mundo com a seleção em 2002, é citado como um dos que se doparam – ele negou e prometeu entrar na Justiça.

Também houve, como mostrou o blog, estouro no caso de dopings por corticoides no futebol brasileiro em 2016. Potente anti-inflamatório, essas substâncias são usadas principalmente para que atletas recebam infiltrações, fiquem sem dor e possam atuar, prática que é desaconselhada na maioria dos casos.

No ano passado, Fifa e Wada (a Agencia Mundial Antidoping) definiram os procedimentos para a realização desses testes fora do período de competições, ou seja, após jogos ou na véspera de competições importantes, como a Copa do Mundo.

Facilitou neste momento para o Brasil realizar as coletas o fato de o Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD) estar credenciado pela Wada, e ter sido escolhido pela CBF para substituir o laboratório de Los Angeles, que está suspenso, para seus exames rotineiros.

A ABCD tinha até algumas semanas atrás como secretário o ex-judoca Rogério Sampaio, que acabou assumindo a secretária de alto rendimento do Ministério do Esporte.

Foi Sampaio quem elaborou o plano de fazer os exames fora da rotina nos jogadores de futebol. A ABCD, por enquanto, é tocada por Sibele Grecco, chefe de gabinete, até a indicação de um novo secretário.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.