Topo

Marcel Rizzo

Neymar: CBF monitora novela e teme roteiro repetido de estresse pré-Copa

Marcel Rizzo

29/07/2017 04h00

O atacante Neymar durante evento em Miami (Foto: Hector Retamal/AFP)

A menos de um ano da Copa do Mundo, Neymar, principal jogador brasileiro, se vê envolvido em novela de uma transação entre clubes.

O roteiro de 2013/2014, entre Santos e Barcelona, se repete agora em 2017/2018, com Barça e Paris Saint-Germain. Na CBF, há cautela para tratar do tema, mas uma certa preocupação, por dois motivos: 1) como ficará a cabeça do jogador depois dessa turbulenta negociação, mesmo se ficar em Barcelona. 2) se sair para o Paris Saint-Germain, como será sua adaptação ao novo clube, principalmente dentro de campo. Oscilações em como jogará podem influir na maneira que se apresentará à seleção para a Copa da Rússia, em maio do ano que vem.

O técnico Tite tem como regra não se envolver em questões profissionais dos atletas, como transferências, novos patrocinadores, etc. Não gosta nem de comentar a respeito. Por isso que é a parte diretiva da CBF quem monitora a situação do atleta, por enquanto de longe.

O vídeo de uma discussão entre Neymar e o lateral Semedo em treino do Barcelona, divulgada nesta sexta (28) pelo jornal inglês "Daily Mail", só aumentou dentro da entidade a preocupação de que essa negociação esteja estressando Neymar. Bem parecido do que aconteceu entre 2013 e 2014, quando foi negociado pelo Santos ao Barcelona.

Na época não houve novela na saída em si, anunciada pouco antes da Copa das Confederações, em maio de 2013. Mas nos meses seguintes começaram a aparecer as informações de que valores da transação poderiam ter sido ocultados, houve abertura de investigações nas Justiças espanhola e brasileira, e o pré-Copa do Brasil de Neymar foi vendo seu pai, Neymar Silva, e dirigentes do Barça serem acusados de sonegação.

Nos meses que antecederam o Mundial, pergunta frequente quando Neymar dava entrevista era se o extracampo o preocupava a ponto de atrapalhar seu futebol. A resposta, sempre negativa, nem está se repetindo neste momento, já que o jogador se mantém em silêncio sobre a possibilidade de ser jogador do PSG.

Para aqueles que estão preocupados neste momento, o alento pode ser que Neymar fez uma boa Copa do Mundo em 2014. Fez quatro gols, artilheiro do Brasil, foi decisivo em jogos contra a Croácia e Colômbia, e uma grave lesão, justamente contra os colombianos, o tirou da semifinal do Mundial e do vexame da derrota de 7 a 1 para a Alemanha.

Até hoje existe a pergunta: como teria sido aquele jogo no Mineirão com Neymar em campo? A questão, agora, é outra: como Neymar chegará para a Copa da Rússia após toda essa confusão em sua carreira?

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.