Topo

Marcel Rizzo

Tática de poupar: Grêmio usa dois times a mais do que o Corinthians em 2017

Marcel Rizzo

01/09/2017 04h00

Líder do Brasileiro, o Corinthians foi o time da elite que menos usou atletas em 2017. O que mais utilizou é justamente aquele que o persegue mais de perto, o Grêmio – a diferença é de dez pontos, mas os gaúchos têm um jogo a menos, que cumprirão no próximo sábado (2), contra o Sport.

Desde janeiro, o técnico Fábio Carille colocou em campo 30 atletas em 50 partidas. São 24 a menos, mais do que dois times, do que Renato Gaúcho usou até agora, um total de 54, em 54 confrontos . O Atlético-MG, com 50, e o Sport, com 49, vêm na sequência dos que mais utilizaram o elenco na temporada. Na outra ponta, logo acima do Corinthians, estão Cruzeiro e Palmeiras, que escalaram 35 jogadores.

Um fator, principalmente, explica a diferença entre o líder e o vice-líder: a prioridade que o Grêmio tem dado para competições distintas, portanto usando mais atletas para o seu revezamento. Renato Gaúcho optou por guardar seus titulares para as Copas do Brasil (do qual foi eliminado na semifinal) e Libertadores (ainda vivo, enfrenta o Botafogo nas quartas de final).

Usando reservas em ao menos quatro partidas do Nacional, Renato aproveitou mais de seu elenco do que Carille, mas também viu seu time perder pontos e deixar o Corinthians escapar (a diferença chegou a ser de seis pontos).

Pelo lado corintiano, o elenco enxuto explica o fato de seu treinador ter mexido menos no time do que o Grêmio e o Atlético-MG, por exemplo, outra equipe que no início do ano era cotada para levantar o Brasileiro. Mas dentro do Parque São Jorge este fato é tratado como o principal motivo de o time estar liderando o Brasileiro com folga: Carille encontrou uma formação rápido, apostou nos atletas certos e a sequência de partidas fez o time encaixar e deslanchar. Não precisou ficar testando peças, o que muitas vezes faz com que o treinador use muitos jogadores.

Houve queda do Corinthians nas últimas rodadas, com 12 pontos perdidos em 27 disputados, com algumas lesões (como Jadson, Pablo e Arana), e suspensões. Não ter um elenco tão grande e talentoso pode sacrificar o time nesta reta final de Brasileiro, mas a vantagem aberta quando Carille pôde abusar de seu elenco é grande, e o Grêmio ainda está com a cabeça na Libertadores.

Nos números de atletas utilizados no ano chama a atenção também os 35 atletas que Eduardo Baptista, que iniciou o ano, e agora Cuca, seu substituto, usaram. O badalado elenco palmeirense tem qualidade, e quantidade, mas os técnicos optaram por limitar o uso do grupo.

Veja quantos jogadores cada time da elite usou em 2017:

Corinthians – 30

Palmeiras – 35

Cruzeiro – 35

Santos – 36

Bahia – 38

Flamengo – 38

Fluminense – 39

Coritiba – 41

Vasco – 42

Botafogo – 42

Vitória – 43

São Paulo – 43

Ponte Preta – 43

Atletico-PR – 45

Avaí – 45

Atletico-GO – 46

Chapecoense – 48

Sport – 49

Atlético-MG – 50

Grêmio – 54

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.