Topo

Marcel Rizzo

Projeto fez Fifa querer a Síria; Islândia deve ser única estreante na Copa

Marcel Rizzo

09/10/2017 17h45

Atualizado às 8h43

A Islândia se classificou nesta segunda (9) para sua primeira Copa do Mundo. E deve ser a única estreante na competição do ano que vem, na Rússia, frustrando a Fifa que gostaria de mais times debutantes para alcançar novos mercados, como mostrou o blog no mês passado.

Se confirmado o número, repetirá 2014, quando somente um país jogou a Copa pela primeira vez, a Bósnia. Depois de 2006, quando oito times estrearam, houve queda já na África do Sul-2010, com duas novidades (Eslováquia e Sérvia). Isso explica um pouco porque a Fifa optou por inchar os participantes da Copa a partir de 2026, de 32 para 48 seleções — 16 times a mais, maiores chances de debutantes e novos mercados a explorar.

Havia, na Fifa, um monitoramento das Eliminatórias sobre os prováveis estreantes. A ideia era se adiantar sobre a estratégia de marketing que será utilizada nos países que jamais jogaram a fase final do Mundial. Nas últimas semanas, porém, o grupo se concentrou em projetos para três países: Islândia, Panamá e Síria.

Os islandeses confirmaram nesta segunda que a boa campanha na Euro-2016, quando alcançou as quartas de final, não foi à toa. Vai a sua primeira Copa como campeã do grupo, sem nem precisar passar pela repescagem. Já panamenhos e sírios tropeçaram e podem ficar fora.

Na Concacaf (Confederação das Américas do Norte e Central), os panamenhos precisam nesta terça (10) bater a já classificada Costa Rica e torcer para os EUA perder de Trinidad e Tobago, pela vaga direta ao Mundial. Vencendo os costa-riquenhos, se garantem na repescagem mundial, quando enfrentarão o candidato da Ásia.

Que a Fifa, discretamente, torcia para ser a Síria. Já estava planejado todo um trabalho social se os sírios fossem ao Mundial, devido à guerra civil que assola o país há alguns anos. Com a imagem desgastada nos últimos anos devido a escândalos de corrupção, a entidade tinha um plano de investimento no futebol na região de guerra, que seria turbinado se a vaga fosse alcançada. Tudo por uma imagem melhor.

Os sírios, porém, foram eliminados nesta terça (10), perdendo por 2 a 1 para a Austrália a chance de jogar a repescagem mundial. Os australianos enfrentarão o quarto colocado da Concacaf, que pode ser EUA, Panamá ou Honduras.

Na África, que já tem os veteranos em Copas Nigéria e Egito (não ia desde 1990) classificados, há chances reduzidas da República Democrática do Congo e Burkina Faso e Cabo Verde tirarem, respectivamente, Tunísia e Senegal da Copa da Rússia — a quinta vaga está entre Marrocos e Costa do Marfim, que já foram a mundiais.

Em toda Copa houve ao menos um estreante. Depois de 1930 (primeiro Mundial, com 13), 1934 (dez) e 2006 (oito), a Copa de 1982 foi a com mais debutantes, com cinco. Para 2018, já são 17 classificados: Rússia (país-sede), Brasil, México, Costa Rica, Bélgica, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Polônia, Islândia, Sérvia, Japão, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Irã, Nigéria e Egito.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.