Topo

Marcel Rizzo

CBF avisa às federações que árbitro de vídeo deve mesmo ficar para 2018

Marcel Rizzo

26/10/2017 12h15

A direção da CBF já avisou às federações dos times que disputam a Série A do Brasileiro que o uso do árbitro de vídeo deve ficar para 2018. Na terça (24), o presidente da confederação brasileira, Marco Polo Del Nero, já havia dito que estava difícil usar a tecnologia este ano.

Oficialmente, o departamento de arbitragem da CBF ainda trabalha para que o árbitro de vídeo possa ser utilizado este ano, mas faltando oito rodadas para o término do Brasileiro o tempo é curto.

"Se tiver chegado nas últimas cinco rodadas e nada estiver definido, aborta e só o ano que vem", disse o chefe da comissão de arbitragem da CBF, Marcos Marinho.

A avaliação na confederação, porém, é que esse tempo não será cumprido e por isso as federações, e por meio delas os clubes, estão sendo avisados para se programar para o uso da tecnologia somente a partir de 2018 – a 34ª rodada, quando faltarão cinco para o fim do Brasileiro, ocorrerá entre os dias 11 e 12 de novembro, daqui pouco mais de duas semanas portanto.

Apesar de seu uso já aparecer no regulamento geral das competições da CBF em 2017, a entidade trabalhava para estrear o árbitro de vídeo apenas em 2018, principalmente por questões tecnológicas, como compra de equipamentos e contrato com empresa para manuseá-los – que no fim das contas foi a principal dificuldade para a antecipação do processo para 2017.

Quando, em 18 de setembro, o presidente Marco Polo Del Nero pediu para que o árbitro de vídeo já fosse usado na Série A em 2017, depois que o corintiano Jô fez um gol de mão em vitória sobre o Vasco um dia antes, a CBF ainda nem tinha contratado uma empresa para operar o sistema, que vem de fora do Brasil – estava em processo de licitação.

Em um primeiro momento, também, não se sabia se seriam utilizadas as imagens oficiais da emissora que transmite os jogos, ou seria preciso ter imagens próprias, o que faria a necessidade da compra de câmeras. Também se avaliou que nem todos os estádios estariam prontos de uma hora para outra para receber os equipamentos, o que faria com que alguns jogos pudessem não ter a tecnologia, o que também não foi de agrado da CBF e clubes.

A ideia, agora, é deixar tudo encaminhado para que na primeira rodada da Série A do ano que vem, em abril, todos os times e estádios estejam preparados. Os árbitros também continuarão recebendo treinamento, e é possível que jogos dos principais Estaduais entre janeiro e abril do ano que vem recebam testes.

A tecnologia vai permitir que lances duvidosos, como pênaltis, se a bola entrou ou não, entre outros, possam ser verificados por imagens. Um árbitro de vídeo ficará em uma cabine auxiliando o de campo, que terá a decisão final sobre a jogada.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.