Topo

Marcel Rizzo

Palmeiras terá que alcançar feito inédito para tirar título do Corinthians

Marcel Rizzo

31/10/2017 12h00

Em 14 edições do Brasileiro por pontos corridos, somente três vezes o time que liderava a competição faltando sete rodadas para o fim perdeu a taça. E nunca uma vantagem de cinco pontos, a mesma que o Corinthians tem sobre o Palmeiras no momento, foi tirada a essa altura da competição.

Grêmio, em 2008, Palmeiras, em 2009, e Vasco, em 2011, eram os líderes após a 31ª rodada e ao término no Brasileiro viram, respectivamente, São Paulo, Flamengo e Corinthians conquistarem a título. A vantagem dos então primeiros colocados era inferior a cinco pontos.

Em 2008, o Grêmio tinha três de margem para o São Paulo, que fez um returno excepcional e acabou campeão com três à frente dos gaúchos. No ano seguinte, o Palmeiras estava um à frente, mas do Atlético-MG. O Flamengo estava três atrás, e acabou ganhando o campeonato com arrancada nas rodadas finais e dois de vantagem sobre o Inter – Palmeiras foi só o quinto.

Em 2011, o Corinthians estava dois pontos atrás do Vasco a sete rodadas do fim, e conseguiu reverter a desvantagem e terminar o torneio dois à frente. As demais edições tiveram até equipes empatadas faltando sete partidas, como em 2004 (Santos, o campeão, e Atlético-PR) e 2010 (Fluminense, o vencedor, e Cruzeiro). Ou clubes com larga vantagem, como o Cruzeiro, em 2013 com 12 pontos na frente, e o São Paulo, em 2007, com 11.

O torneio atual mostra uma queda de rendimento do Corinthians, que fez o melhor primeiro turno da história, com aproveitamento de mais de 82%, mas faz um returno com campanha de time rebaixado, ganhando pouco mais de 30% dos pontos. O Palmeiras tem um segundo turno mais consistente que o líder e que o Santos, terceiro colocado atualmente – a diferença do Corinthians, com 59 pontos, é de cinco para o Palmeiras (54) e seis para o Santos (53).

O jogo-chave ocorre no domingo (5), em Itaquera. Se o Palmeiras vencer  o Corinthians a vantagem cai para dois pontos, faltando seis rodadas. Levando em conta a irregularidade corintiana, completamente viável de se reverter. Um sucesso palmeirense pode colocar até o Santos de vez na briga – o time recebe o Atlético-MG na Vila Belmiro, sábado (4), e pode derrubar a desvantagem ao líder para três pontos.

Veja a vantagem do primeiro colocado faltando sete rodadas para o fim do Brasileiro (em negrito anos em que o campeão foi outra equipe)

2016 – Palmeiras – quatro pontos – Flamengo

2015 – Corinthians – nove pontos – Atlético-MG

2014 – Cruzeiro – cinco pontos – São Paulo

2013 – Cruzeiro – 12 pontos – Botafogo

2012 – Fluminense – nove pontos – Atlético-MG

2011 – Vasco – dois pontos – Corinthians

2010 – Fluminense – 0 ponto (vantagem no saldo de gols) – Cruzeiro

2009 – Palmeiras – um ponto – Atlético-MG (campeão Flamengo três atrás)

2008 – Grêmio – três pontos – São Paulo

2007 – São Paulo – 11 pontos – Cruzeiro

2006 – São Paulo – sete pontos – Inter

2005 – Corinthians – seis pontos – Inter

2004 – Santos – 0 ponto (vantagem número de vitórias) – Atlético-PR

2003 – Cruzeiro – seis pontos – Santos

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.