Topo

Marcel Rizzo

O contrato de Ceni: aval a todo reforço e 50% do lucro de produto vendido

Marcel Rizzo

13/11/2017 04h00

Rogério Ceni pode barrar contratação que não queira (Crédito: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Rogério Ceni tem que dar o aval para qualquer contratação feita pelo Fortaleza. Esta é uma das cláusulas do contrato assinado pelo treinador com o time cearense na sexta-feira (10). Outro detalhe é que ele receberá, além do salário, metade do valor do lucro dos produtos licenciados vendidos pelo clube com sua imagem.

Esses dois detalhes evidenciam o efeito que a direção do Fortaleza espera com a contratação: o técnico e o de marketing. Como mostrou o blog no sábado, Ceni vai montar um time praticamente do zero, com apenas dois jogadores sob contrato (o goleiro Marcelo Boeck e o volante Anderson Uchôa).

Por isso faz todo o sentido ele ter autonomia sobre o elenco, principalmente porque a direção quer que ele participe ativamente do contato com possíveis reforços. Ceni poderá ligar para prospectar, e deixar a parte financeira para a direção do clube concluir uma negociação.

O projeto de marketing inclui a venda de produtos licenciados com a marca do ex-camisa 1, e o lucro será dividido entre o clube e o treinador. Logo após a confirmação da contratação, o Fortaleza divulgou vídeo nas redes sociais usando a expressão consagrada no São Paulo para se referir ao profissional que ficou 25 anos no Morumbi: M1to, assim mesmo, substituindo a letra I pelo número 1, que ele usava.

O clube ainda não fez uma projeção de quanto pode faturar com a marca Rogério Ceni, seja em venda de camisas ou em contratos com empresas que queiram vincular seus produtos a ele. O salário do treinador, que segundo o jornal O Povo será de cerca de R$ 150 mil, será pago pelo clube, num primeiro momento sem auxílio de terceiros. É claro que se forem fechados contratos, parte dessa renda pode ser utilizada para o pagamentos dos vencimentos do treinador.

O ex-goleiro será apresentado nesta quarta (15), na Arena Castelão. O clube vai promover a chegada com os torcedores. A pré-temporada do Fortaleza começará em 18 de dezembro, quando Ceni efetivamente começará seu trabalho para a estreia em jogos oficiais, dia 10 de janeiro, pelo Cearense.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.