Topo

Marcel Rizzo

Reincidência deve custar a Felipe Melo suspensão mais longa por expulsão

Marcel Rizzo

31/08/2018 10h35

Felipe Melo recebe o cartão vermelho após falta violenta (Crédito: Nelson Almeida/AFP)

A expulsão relâmpago que sofreu contra o Cerro Porteño, na noite de quinta (30), deve custar ao volante palmeirense Felipe Melo mais do que apenas um jogo de suspensão na Libertadores, o automático obrigatório por ter recebido o cartão vermelho. A natureza da falta, considerada violenta, e principalmente seu histórico no Tribunal de Disciplina da Conmebol pode fazer com que a pena varie de dois a quatro jogos, o que o tiraria de campo até uma eventual final da competição.

O blog apurou que o árbitro Germán Delfino (ARG) vai colocar na súmula da partida que percebeu que a falta de Felipe Melo merecia o cartão vermelho depois de ver a marca da pancada na perna do jogador Victor Cáceres, do time paraguaio. Inicialmente Delfino deu o cartão amarelo para Melo após a entrada, mas algum tempo depois mudou de ideia, se dirigiu ao volante, que estava afastado do local da falta, e mostrou o cartão vermelho. Considerou que a infração foi violenta a ponto de expulsá-lo direto.

Em casos de faltas consideradas muito violentas, o Tribunal de Disciplina da Conmebol tem tido como critério seguir o item B do artigo 12 do Código de Disciplina da Conmebol, que fala em agressão ao adversário e tem como mínimo de suspensão duas partidas. Se o membro do tribunal que pegar o caso adotar esse conceito, Felipe Melo terá que cumprir a suspensão automática e mais uma partida, ficando fora das quartas de final contra o Colo-Colo.

Mas o agravante de que, no ano passado, o jogador já cumpriu três partidas de suspensão também por conduta violenta, por causa da briga que participou na vitória do Palmeiras por 3 a 2 sobre o Peñarol, pela Libertadores, pode fazer com que o tribunal entenda que a punição tenha que ser maior, pela reincidência — advogado com trânsito na Conmebol ouvido pelo blog diz que dobrar os dois jogos, ou seja, ir a quatro de suspensão seria até provável nesse caso,  o que o deixaria fora de combate nas quartas e semifinal, caso o Palmeiras avance. Em 2017, inicialmente a pena do volante foi de seis partidas, diminuída depois para três pela Câmara de Apelação.

Uma decisão deve estar tomada antes da partida de volta das quartas de final contra o Colo-Colo, que provavelmente será dia 3 de outubro. Antes, dia 19 de setembro, o Palmeiras vai visitar os chilenos em Santiago, e para esta partida a não presença de Felipe Melo já é certa por causa da suspensão automática. Internamente, a diretoria palmeirense também avalia o comportamento de Felipe Melo e sua reincidência.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.