Topo

Marcel Rizzo

Boa fase de Gabriel pode acabar com 'barreira' na artilharia do Brasileirão

Marcel Rizzo

10/09/2018 09h35

Gabriel fez três gols contra o Vasco e mantém boa sequência (Crédito: Thiago Ribeiro/AGIF)

Desde 2006, quando o Campeonato Brasileiro por pontos corridos passou a 20 clubes, e 38 rodadas, o máximo de gols que o artilheiro da competição fez foi 23, por duas oportunidades — Jonas, pelo Grêmio em 2010, e Borges, pelo Santos em 2011.  A edição 2018 tem no momento o santista Gabriel Barbosa liderando essa estatística com 12, distante do recorde, mas que nas últimas partidas tem excelente média de mais de um gol. Isso pode fazer com que ao menos passe uma incômoda barreira dos 20 gols, algo que nas seis últimas edições só foi superada uma vez, em 2013 por Ederson, do Atlético-PR, que anotou 21.

Emprestado pela Inter de Milão, Gabriel, 22, voltou ao Santos por empréstimo em janeiro de 2018 para tentar se recuperar depois de frustrante passagem pela Europa entre meados de 2016 e fim de 2017 — pela Inter foram só dez jogos, e um gol, e pelo Benfica, para qual foi emprestado antes do Santos, cinco partidas e também um gol. O reinício no Brasil foi lento, mas aos poucos parece ter readquirido confiança principalmente após a chegada do técnico Cuca, em julho.

No Brasileiro, com Cuca, Gabriel fez dez de seus 12 gols. Nas últimas seis partidas foram sete anotados, mais de um por jogo, algo difícil de ser mantido, é verdade — sua média total na competição é de 0,52, o que o faria chegar aos 20 gols no campeonato, já que o Santos ainda joga 15 vezes (tem uma partida a menos na tabela). Para passar a barreira dos 20, é preciso de uma média de 0,6 e para igualar o recorde de 23 gols de uma média de 0,73. Todas possíveis levando em conta seu rendimento atual.

Os dois gols que fez contra o Paraná, domingo (9), alçaram ele à artilharia isolada, dois à frente de Pedro, do Fluminense, que se recupera de lesão. Na disputa pelo posto de goleador do ano ainda aparecem Ricardo Oliveira, do Atlético-MG, com nove, e Nenê e Diego Souza, do São Paulo, e Willian, do Palmeiras, com oito cada. Roger Guedes tem nove gols, mas foi negociado para o Shandong Luneng, da China, em julho, quando era o goleador da competição com sobras.

Com 21 gols ano, Gabriel Barbosa igualou já sua duas melhores temporadas, em 2014 e 2015, quando anotou o mesmo número em sua primeira passagem pelo Santos. Na Copa do Brasil, apesar do Santos fora das semifinais, se mantém como artilheiro, com quatro gols, ao lado de Neílton, do Vitória, e Rômulo, do Avaí, que também estão fora da disputa. Romero, do Corinthians e que ainda jogará a semifinal, tem três gols e é o mais próximo de tirar esses três da liderança.

O contrato de empréstimo da Inter para o Santos termina em dezembro e dificilmente será renovado. A melhora de rendimento do atacante pode fazer com chegue à Itália desta vez com chances de jogar mais, ou mesmo ser novamente emprestado a clube europeu, desta vez com oportunidade de ser melhor aproveitado.

Artilheiros do Brasileiro desde 2010

2010 – Jonas (Grêmio) – 23 gols
2011 – Borges (Santos) – 23
2012 – Fred (Fluminense) – 20
2013 – Ederson (Atlético-PR) – 21
2014 – Fred (Fluminense) – 18
2015 – Ricardo Oliveira (Santos) – 20
2016 – Fred (Fluminense e Atlético-MG), William Pottker (Ponte Preta) e Diego Souza (Sport) – 14
2017 – Jô (Corinthians) e Henrique Dourado (Fluminense) – 18

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.