Topo

Marcel Rizzo

Associação vai processar Felipão e dirigentes após críticas a árbitros

Marcel Rizzo

23/10/2018 20h52

A Anaf (Associação Nacional dos Árbitros de Futebol) decidiu processar o técnico do Palmeiras, Luiz Felipe Scolari, e dirigentes que nos últimos dias fizeram acusações contra árbitros. As ações ocorrerão na esfera civil e também no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). Pode haver, portanto, a suspensão dos envolvidos.

No domingo (21), depois da vitória de 2 a 1 do Palmeiras sobre o Ceará, pelo Brasileiro, o diretor de futebol palmeirense, Alexandre Mattos, e o técnico Felipão insinuaram que o árbitro André Luiz de Freitas Castro deu cartões amarelos direcionados a atletas que estavam pendurados e que agora, suspensos, não poderão enfrentar o Flamengo no sábado (27), em jogo decisivo da competição. Mayke, Lucas Lima e Bruno Henrique foram advertidos.

"Parece que o árbitro sabia claramente do jogo do Maracanã. Sabia que o Marcos [Rocha] está machucado e deu cartão para o Mayke, que não era para dar. Deu cartão para o Lucas Lima, que não era para dar. Um atrás do utro, ele direcionou", disse Mattos. Felipão também reclamou: "Parece até que tinha uma lista pronta", afirmou.

Para colocar mais lenha na fogueira, na súmula Castro escreveu que advertiu Lucas Lima porque ele cometeu faltas seguidas, mas ao fim do jogo o meia só tinha cometido uma infração. A Anaf, em nota, chamou de repugnante a declaração de Felipão e que não é verdade que havia uma lista pronta. Também afirmou que Mattos colocou, ironicamente, em xeque a conduta de Castro, um árbitro com currículo vitorioso, segundo a entidade.

Na segunda (22) foi a vez de Rodrigo Caetano, diretor do Internacional, criticar a arbitragem de Ricardo Marques Ribeiro no empate por 2 a 2 contra o Santos. O jogo teve um lance polêmico, gol mal anulado de Leandro Damião, que não estava impedido — e que demorou seis minutos para ser marcado, o que levantou suspeita de que a equipe de arbitragem poderia estar aguardando ajuda externa (a TV evitou passar o replay enquanto a decisão final não foi tomada). Na saída de campo, Caetano e Ribeiro discutiram e na súmula o árbitro escreveu que foi xingado pelo diretor, que o também teria ameaçado com uma muleta — Caetano nega.

Segundo Marco Antônio Martins, Felipão, Mattos e Caetano serão processados e a tendência é a entidade realizar esses tipos de ações a partir de agora para proteger a integridade dos árbitros. A entidade reclama de que não há um plano de carreira ao árbitro no Brasil e que se tornou uma profissão de risco. Nesta terça, Ribeiro bateu boca com uma pessoa no aeroporto quando estava voltando de Porto Alegre. 

Por meio da assessoria de comunicação do Palmeiras, Felipão e Alexandre Mattos disseram que não comentariam o assunto. Rodrigo Caetano não se pronunciou.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.