Topo

Marcel Rizzo

Conmebol cedeu ao Boca com medo que Libertadores acabasse no tapetão

Marcel Rizzo

24/11/2018 21h35

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) cedeu ao pedido do Boca Jrs. para não jogar neste sábado (24) a finalíssima da Libertadores, depois do time ter seu ônibus atacado por torcedores do River Plate, com receio de que o clube argentino acionasse os tribunais desportivos caso perdesse a decisão. O Boca teve jogadores machucados com o estilhaço de vidros quebrados e que ficaram atordoados com gás de pimenta lançado na confusão, quando chegavam ao Monumental de Nuñez. A partida foi adiada para este domingo (25).

O blog apurou que a cúpula da confederação avaliou que seria danoso para a imagem da competição, mais do que já está por todos os problemas ocorridos neste sábado, se a decisão terminasse no tapetão, termo que se usa no futebol quando algo não é definido no campo, mas na Justiça. Se derrotado, o Boca teria muitos argumentos para acionar os tribunais da Conmebol e até o CAS (Comitê Arbitral do Esporte) na Suíça. Como o campeão da Libertadores vai ao Mundial de Clubes, que começa daqui a pouco mais de duas semanas, temeu-se até que o Boca conseguisse algo que proibisse a participação do River no torneio enquanto uma decisão final não saísse, o que poderia demorar.

Na reunião, que teve a participação do presidente da Fifa, Gianni Infantino, além dos presidentes dos clubes (Rodolfo D'Onofrio, do River, e Daniel Angelici, do Boca), além do chefe da Conmebol, Alejandro Dominguez, ficou acertado que, com o adiamento, não haverá contestações de resultado da partida no tribunal. O que ocorrerá é julgamento do Monumental de Nuñez, que pode ser interditado após o ataque ao ônibus do Boca, e uma possibilidade de multa ao River Plate.

O Boca pediu também, e até a noite desse sábado ainda baia o pé, para que a partida de domingo ocorresse de portões fechados. Dominguez rejeitou, e falou isso em entrevista à Fox argentina, garantindo público no jogo. O River também, em suas redes sociais, publicou que os torcedores guardassem os bilhetes para usá-los no domingo. Mas o sentimento nos bastidores da Conmebol era conflituoso: alguns achavam que seria uma vergonha ter essa finalíssima, considerada a maior de todos os tempos, de portões fechados. Outros, porém, temem novas confusões neste domingo, principalmente se o River perder, o que poderia ser ainda pior.

E tudo isso ocorre em meio às negociações por novos patrocínios tocadas pela empresa Diez Media FC, criada por IMG e Perform, que ganharam concorrência para vender os direitos comerciais dos torneios de clubes da Conmebol. A partir de 2019 a Conmebol terá novos contratos, alguns já fechados (como com a empresa aérea Qatar Airways), além de novos acordos de direitos de transmissão (Facebook, por exemplo, transmitirá jogos às quintas). O medo da Conmebol é que os problemas da final em Buenos Aires possam afetar negociações em andamento.

Leia mais

Vídeo mostra ataque ao ônibus do Boca

Capitão do Boca Juniors vai ao hospital após ataque

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.