Topo

Marcel Rizzo

Sem multa no contrato, Sampaoli receberia bem pouco se deixasse Santos hoje

Marcel Rizzo

21/01/2019 11h00

Sampaoli orienta jogadores antes da estreia no Campeonato Paulista (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

As reclamações públicas de Jorge Sampaoli sobre a situação financeira do Santos e falta de reforços fizeram nascer a possibilidade de o técnico deixar o cargo pouco tempo depois de assumir. No clube, porém, poucas pessoas acreditam que ele fará isso tão cedo. E o motivo é algo que, em tese, facilitaria sua saída: a não presença de uma multa rescisória contratual.

Sampaoli assinou em dezembro de 2018 por dois anos e sem cláusula rescisória. Se quiser pegar o boné e voltar pra Argentina, não paga nada, o mesmo se for demitido. A diretoria do Santos, depois de pagar multa alta ao demitir Jair Ventura no ano passado, não quer mais contratos com esse mecanismo — o acordo com Cuca já foi assim. Mas há um porém no assinado por Sampaoli: ele receberá proporcional pelo que trabalhou.

Sampaoli fechou um pacote com o Santos, com valores de luvas e de salários incluídos nas mesmas parcelas mensais a serem pagas. Como o UOL Esporte publicou, o valor que o técnico tem a receber por mês é de US$ 166 mil (R$ 624 mil). Se sair nas próximas semanas, receberá o proporcional a isso. E só.

Apesar das declarações públicas de que desconhecia a situação financeira do Santos e exigindo reforços, o blog apurou que a relação de Sampaoli com a diretoria é considerada até boa. Ele tem apresentado nomes que considera viáveis, principalmente de atletas estrangeiros. A avaliação é que a cobrança pública é um mecanismo de defesa do técnico perante à torcida se os resultados não chegarem.

E parece estar dando certo. Apesar de pedir a contratação de um novo goleiro (quer Everson, do Ceará) , que tiraria o ídolo Vanderlei do clube provavelmente, a torcida o apoiou durante a estreia no Paulista, sábado, contra a Ferroviária.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.