Topo

Marcel Rizzo

Estádios com nome de pessoas vivas são alvo de inquérito no DF

Marcel Rizzo

28/01/2019 11h31

O ministério público do Distrito Federal abriu inquérito civil público para apurar se dois estádios locais estão descumprido lei que proíbe que bens públicos tenham nomes de pessoas vivas. O Bezerrão, no Gama, e o Abadião, em Ceilândia, são os alvos — eles pertencem ao governo do DF.

O estádio Valmir Campelo Bezerra, o Bezerrão, foi construído em 1977, mas uma reforma na década passada o condicionou a receber jogos mais importantes. Com capacidade para 30 mil pessoas, foi reinaugurado em novembro de 2008, em um amistoso Brasil x Portugal, vencido pelos brasileiros por 6 a 2. O jogo, na verdade, ficou marcado por supostas irregularidades no pagamento de R$ 9 milhões em dinheiro público para a realização da partida no DF. O caso respingou no ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira e no ex-presidente do Barcelona Sandro Rosell, que era dono da empresa que organizou a partida.

Valmir Campelo Bezerra, que dá o nome ao campo, é um político que foi deputado federal e senador pelo Distrito Federal nos anos 1980 1990, e ministro do Tribunal de Contas da União entre 1997 e 2014. Hoje está com 74 anos.

Mais modesto, o estádio Maria de Lourdes Abadia, de Ceilândia, homenageia a ex-governadora do estado, ex-deputada federal e distrital, e ex-administradora da cidade-satélite — aos 74 anos, ela tentou vaga na Câmara Federal na eleição de 2018, mas não foi eleita. Foi inaugurado nos anos 1980, chegou a receber jogo para mais de 15 mil pessoas, mas hoje não tem capacidade para mais de 5 mil.

A promotoria alega que a lei federal 6.457, de 1977, proíbe que bens públicos tenham nome de pessoas vivas. A secretaria de esporte, turismo e lazer do Distrito Federal ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.