Topo

Marcel Rizzo

Real deveria poupar Vinicius Jr. do fim da temporada. Mas e a Copa América?

Marcel Rizzo

06/03/2019 10h55

Vinicius Jr. se desespera após se machucar em partida contra o Ajax (Crédito: Gabriel Bouys/AFP)

O Real Madrid anunciou nesta quarta-feira (6) que Vinicius Jr. sofreu lesão no tornozelo direito e o processo de recuperação deve demorar ao menos dois meses. Ele será, obviamente, cortado dos amistosos da seleção brasileira do fim de março (contra Panamá e República Tcheca), mas a dúvida que fica é: e a Copa América? O Real praticamente teve sua temporada finalizada com a eliminação nas oitavas de final da Liga dos Campeões para o Ajax, na terça-feira (5), no jogo que lesionou o ligamento de Vinicius e há dúvida se o brasileiro voltará a campo este ano.

Doze pontos atrás do Barcelona no Campeonato Espanhol, a 12 rodadas do fim, só um milagre faria o Real brigar por esse titulo. Uma semana atrás, o time já havia sido eliminado pelo Barça da Copa do Rei, com uma humilhante derrota por 3 a 0 dentro do Santiago Bernabéu. O fracasso frente ao Ajax deve fazer com que mudanças, mesmo de elenco, sejam antecipadas no atual tricampeão europeu e a recuperação de Vinicius, portanto, não deve ser antecipada, como seria normal caso o clube ainda brigasse por taças.

A previsão de dois meses faz com que Vinicius Jr. possa estar em campo no início de maio. Talvez 5 de maio, contra o Rayo Vallecano, pela 35ª rodada do Espanhol. Restariam ainda, contando esse, quatro jogos para o fim da temporada, o que poderia dar ritmo ao brasileiro antes da Copa América. Mas por que o Real colocaria seu jovem talento em campo, voltando de uma lesão não tão simples, para confrontos que não valem nada? Arriscar machucar a joia novamente? Não faria sentido.

A convocação de Tite para a Copa América deve ocorrer nas duas primeiras semanas de maio, já que os atletas se apresentam no fim do mês para iniciar os trabalhos no centro de treinamento da CBF na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). Vinicius deve estar recuperado, mas sem jogar há algum tempo. Tite levaria o garoto mesmo assim? O torneio é importante para a sequência do trabalho do treinador, já que se fracassar dentro de casa entrará nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 bastante pressionado.

A lesão de Vinicius Jr. atrapalha sua trajetória ascendente e adaptação ao Real Madrid, mas também põe em risco sua participação na competição que o colocaria de vez no mapa da seleção brasileira. Isso vai acontecer, mas mais tarde do que o esperado.

VEJA MAIS

Vinicius Jr. sofre ruptura e deve ser cortado da seleção

CBF não pode errar em sua estratégia com Vinicius Jr.

Os jogos da seleção brasileira na Copa América 2019

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.