Topo

Marcel Rizzo

Corintianos de 8 estados não terão onde ver pela TV jogo contra Athletico

Marcel Rizzo

18/05/2019 04h00

Corinthians de Fábio Carille enfrenta o Athletico no próximo domingo (Crédito: Daniel Vorley/Agif)

Parte dos torcedores do Corinthians viverá neste final de semana a experiência de não ter onde ver o jogo de seu time ao vivo pela TV ou outra plataforma, a mesma pela qual já passaram neste Brasileirão palmeirenses, atleticanos de Minas e do Paraná e fãs do CSA, Chapecoense e Vasco.

A partida de domingo (19) contra o Athletico-PR, às 16h em Curitiba, terá transmissão em TV aberta para São Paulo, mas outros oito estados ficarão sem o sinal. Como os paranaenses não fecharam com o Grupo Globo para o pay-per-view, corintianos do Rio e do Paraná, por exemplo, que terão na TV aberta Goiás x Botafogo ficarão sem ter como ver o time de Fábio Carille em campo. Isso vai se estender ao Piauí, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Paraíba e Goiás, que verão o confronto do time carioca, e Pernambuco, que terá América-MG x Sport pela Série B.

Além de São Paulo, outros 17 estados mais o Distrito Federal receberão o sinal, em TV aberta, de Athletico x Corinthians: Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Sergipe, Alagoas, Ceará, Maranhão, Pará, Amazonas, Rondônia, Acre, Roraima e Amapá. O jogo que será transmitido é escolhido pela retransmissora local.

O Grupo Globo informou, por meio da assessoria de imprensa, que Athletico x Corinthians não terá transmissão gratuita pelo site Globoesporte.com, como ocorreu entre Fortaleza e Athletico, pela segunda rodada. Como mostrou o jornalista Rodrigo Mattos, o Athletico recebe R$ 1,2 milhão por cada um de seus jogos de TV aberta, que também podem passar no site aberto ao público em geral. Mas não será o caso do confronto com o Corinthians por um motivo principalmente, apurou o blog:  a empresa não acha vantajoso ter jogo do Corinthians disponibilizado gratuitamente na internet, neste momento, o que poderia inibir consumidores a adquirir o pay-per-view.

LEIA MAIS:

Palmeiras e Globo fazem nova reunião e desfalcam conferência em São Paulo

Quer assistir a Palmeiras e Athletico-PR no Brasileiro? Assine o EI Plus no UOL Esporte Clube

Sem TV, Atlético-MG x Palmeiras custaria R$ 2 milhões por transmissão solo

Palmeiras terá dois jogos a menos na TV para a cidade de São Paulo via TNT

O fato de o Palmeiras ainda não ter fechado com o Grupo Globo os direitos de transmissão no Brasileiro para TV aberta e pay-per-view faz com que o foco de quais jogos serão no escuro, aqueles que não podem passar ao vivo em qualquer plataforma, fique naqueles do time paulista, mas há também o Athletico-PR. Os paranaenses acertaram para TV aberta com a Globo, mas não para o PPV, o que faz com que alguns de seus confrontos sejam parcialmente sem transmissão. Caso do confronto de domingo contra o Corinthians.

Isso já ocorreu na primeira rodada, quando o Athletico venceu o Vasco por 4 a 1. O jogo teve transmissão em TV aberta para o Rio e mais nove estados e o Distrito Federal: Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Amazonas e Amapá. Mas outros estados, como São Paulo e Ceará, por exemplo, receberam sinal de Bahia x Corinthians. Ou seja: vascaínos e athleticanos que vivem nesses estados não tiveram como ver ao vivo a estreia de seus times no Brasileirão.

Tanto o Palmeiras como o Athletico fecharam com a empresa norte-americana Turner o pacote de TV fechada — os jogos estão sendo transmitidos pela TNT, que consta no cardápio de operadoras como NET, Sky e Vivo, entre outras, além do assinante do UOL Esporte Clube. As partidas contra as outras cinco equipes que também têm contrato com a Turner e estão na Série A em 2019 (Inter, Santos, Bahia, Ceará e Fortaleza) podem ser transmitidos via TNT. Só que jogos entre Palmeiras (na aberta, fechada e PPV) e Atletico (na fechada e no PPV) contra equipes que assinaram só com a Globo não podem ser transmitidos nessas plataformas, já que a legislação não permite.

O Palmeiras já teve dois jogos totalmente sem transmissão neste Brasileiro: o 1 a 1 da segunda rodada contra o CSA e o 2 a 0 frente o Atlético-MG, no domingo passado (12). O Athletico teve só um 100% no escuro, na terceira rodada contra a Chapecoense (1 a 1), e o parcialmente sem transmissão contra o Vasco na estreia. Contra o Fortaleza, pela segunda rodada, a Globo decidiu passar em aberta para o Ceará e Paraná, mas também pela internet, de graça, no Globoesporte.com, com permissão em contrato dos dois clubes.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.