Topo

Marcel Rizzo

Tite usa (sua) razão para trocar Neymar por Willian. Mas povão quer emoção

Marcel Rizzo

07/06/2019 13h10

Willian foi convocado para o lugar de Neymar e jogará a Copa América(Crédito: Emmanuel Dunand/AFP)

Você gostaria de Willian no seu time? Nove em dez torcedores responderiam sim (e o décimo falaria não por birra). Você gostaria de Willian na seleção? Nove em dez pessoas responderiam não. Por quê? Porque a opção de Tite para substituir Neymar, cortado da Copa América por lesão, foi feita principalmente com razão, particular do técnico, claro. E o povão quer emoção, que é o que falta a essa seleção.

LEIA MAIS:

Tite convoca Willian para o lugar de Neymar para a Copa América

Neymar e cortado da seleção brasileira após lesão no tornozelo

Vinicius Jr. seria emoção, garoto de 18 anos com futuro pela frente, titular do Real Madrid na última temporada depois de sair do clube mais popular do Brasil, o Flamengo. Lucas Moura seria emoção, mais experiente com 26 anos, que teve uma temporada vibrante no Tottenham e chegou à final da Liga dos Campeões. Dudu seria emoção, uma novidade que poderia até dividir o público brasileiro por questões de clubismo (joga no Palmeiras), mas seria uma atração para um Brasil em uma Copa América que sem Neymar perde a graça.

Willian é a solução prática. Taticamente é o que Tite acha o ideal, e ele precisa ganhar essa Copa América. Não que será demitido se perder, mas seu trabalho, empolgante no início e agora começando a ser questionado, precisa de uma taça para recuperar a confiança, não só do torcedor. Elencos de futebol começam a ficar com a pulga atrás da orelha quando as taças não chegam. E Tite precisa de seu elenco.

O risco é que a torcida não compre a razão. Em Brasília, ainda com Neymar integrado, a recepção foi calorosa e um estádio que não estava cheio curtiu a seleção, mesmo com ao camisa 10 já fora machucado. Tem que ver se outros estados terão a mesma paciência.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.