Topo

Marcel Rizzo

Corinthians é multado pela Conmebol por fogos em jogo da Sul-Americana

Marcel Rizzo

13/08/2019 12h00

Corintianos comemoram gol em vitória sobre o Wanderers em Itaquera (Crédito: Daniel Vorley/Agif)

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) multou o Corinthians em US$ 5 mil (R$ 20 mil) por uso de fogos de artifício por seus torcedores na partida contra o Wanderers (URU), dia 25 de julho na arena em Itaquera. O jogo foi válido pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana e os brasileiros venceram por 2 a 0 — na semana seguinte confirmaram a vaga nas quartas de final vencendo novamente, com 2 a 1 em Montevidéu.

A multa foi aplicada em decisão unilateral (que é praxe) do presidente do Tribunal de Disciplina da Conmebol, o paraguaio Eduardo Gross Brown com base nos artigos 8 (ser responsável pelo que faz seus torcedores) e 13.2 c (acender qualquer objeto pirotécnico, como fogos de artifício) do Regulamento de Disciplina, além do artigo 25 do Regulamento de Segurança que fala explicitamente da proibição de bombas.

LEIA MAIS:

Corinthians vence uruguaios pela Copa Sul-Americana

Veja a tabela da Copa Sul-Americana

A Conmebol tem tentado ser mais rígida com fogos de artifício e sinalizadores desde que um torcedor do San Jose, da Bolívia, morreu atingido em jogo da Libertadores contra o Corinthians, em 2013. A investigação apontou que o lançamento partiu da torcida corintiana e alguns membros de organizada ficaram presos mais de cem dias na Bolívia.

O Wanderers foi advertido por ter atrasado sua entrada em campo na mesma partida. O Corinthians enfrentará nas quartas da Sul-Americana o Fluminense, com o primeiro jogo ocorrendo no dia 22 de agosto, em Itaquera. A segunda partida será em 29 de agosto, no Rio.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.