Topo

Marcel Rizzo

Corinthians terá pela 1ª vez jogo do Brasileiro transmitido só via internet

Marcel Rizzo

10/09/2019 15h30

O Corinthians terá pela primeira vez um jogo do Brasileiro transmitido exclusivamente pela internet. Será no dia 10 de outubro, contra o Athletico, na Arena em Itaquera. O Globoesporte.com, o site do Grupo Globo, passará ao vivo para todo o Brasil — não terá TV aberta, já que começará às 19h15 de uma quinta-feira, nem fechada ou pay-per-view por questões contratuais da equipe paranaense.

Será a segunda partida que a Globo colocará em seu site com exclusividade — a primeira foi Grêmio x Athletico, dia 24 de agosto. E já tem uma terceira marcada, Fluminense x Athletico, dia 17 de outubro, outra quinta-feira, mas 21h. Não é coincidência, claro, que esses jogos liberados online por enquanto são do Athletico, único time que não fechou o Premiere com a Globo para 2019 — é uma maneira que a emissora tem encontrado de evitar o apagão, ou seja, que o encontro não tenha qualquer transmissão ao vivo.

LEIA MAIS:

Globo terá Flamengo x Athletico ao vivo na internet e minimiza apagão na TV

Corintianos de oito estados não terão onde ver pela TV jogo contra o Athletico

Esse Corinthians x Athletico já está sendo considerado internamente na emissora um marco por contar com um dos times mais populares do Brasil. O Flamengo já teve uma partida transmitida pelo site, contra o Athletico, claro, em 26 de maio, mas não foi exclusivo na internet: teve transmissão em TV aberta para a maioria das praças e por streaming serviu para que São Paulo e Porto Alegre pudessem também ter alguma possibilidade de ter acesso ao confronto, já que a Globo passou naquele dia Santos x Grêmio para essas cidades.

Os corintianos já têm em 2019 visto partidas de seu time exclusivamente pela internet, mas da Copa Sul-Americana que para o Brasil tem transmissão apenas do canal de streaming DAZN. No Brasileiro será a primeira vez e há curiosidade de como será o alcance para os torcedores e, claro, retorno para a Globo, que ainda tem a TV aberta como maior vitrine para os anunciantes.

No primeiro turno, como Athletico x Corinthians, no dia 19 de maio, não teve transmissão pelo pay-per-view, oito estados (Piauí, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Paraíba, Goiás, Rio, Paraná e Pernambuco) não viram a partida, já que a TV aberta passou outras para essas praças. Desta vez, caso a emissora não optasse por passar na internet, seria não um apagão parcial, mas todos os estados não poderiam acompanhar o confronto.

Contratualmente, a Globo pode exibir até três jogos por rodada na TV aberta e ou no Globoesporte.com. Na rodada de 9 e 10 de outubro (quarta e quinta) serão exibidos em TV aberta e Premiere o jogo Cruzeiro x Fluminense e em TV aberta, TV fechada (Turner, via canal TNT) e Premiere o confronto Santos x Palmeiras, ambos na quarta (9), além do Corinthians x Athletico-PR exclusivo no site na quinta (10).

O Athletico foi o único dos 20 times da Série A que não fechou com a Globo para exibir seus jogos no Premiere (pay-per-view) em 2019. Como assinou com a Turner para fechada, na TNT só passa seus confrontos contra os outros seis times (Palmeiras, Santos, Fortaleza, Bahia, Inter e Ceará) que têm contato com a empresa dos EUA, como prevê a legislação. Não é o caso do Corinthians, que assinou com o Grupo Globo para todas as plataformas, inclusive fechada para o SporTV.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.