Topo

Marcel Rizzo

Corinthians x Atlético? Sul-Americana também tem horário de final definido

Marcel Rizzo

25/09/2019 11h00

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) também definiu o horário da final da Copa Sul-Americana-2019, que será no dia 9 de novembro (um sábado) em Assunção, no Paraguai. É o mesmo da decisão da Libertadores em Santiago alguns dias depois, revelado pelo blog: 17h30 hora local do Paraguai. Os brasileiros Corinthians e Atlético-MG podem se encontrar — ambos estão na semifinal e definem nessa semana vaga na finalíssima.

Assunção está, normalmente, uma hora atrás de Brasília, mas a partir de outubro o país entra no horário de verão, adiantando uma hora o relógio. Como o governo Bolsonaro decidiu que o Brasil não terá o seu horário de verão em 2019, a partida em Assunção começará também às 17h30 de Brasília — é o mesmo que ocorre com a final da Libertadores, no dia 23 de novembro.

VEJA MAIS:

Final da Libertadores com Flamengo ou Grêmio já tem horário definido

Técnico brasileiro vai precisar de licença para trabalhar em torneios da Conmebol

Onde assistir Del Valle x Corinthians sem transmissão de TV

A confederação demorou para definir o horário da final da Sul-Americana pelo mesmo motivo da Libertadores: buscou um horário que ficasse viável também para ser acompanhado em outros locais – a final da Sul-Americana não está vendida para 95 países, como a Libertadores, mas tem também um bom número. Pelo fuso, por exemplo, a decisão terá início às 21h30 em cidades europeias como Madri e Roma e 15h30 de Miami, um mercado que interessa muito para os sul-americanos.

O Corinthians tem missão difícil para estar em Assunção no início de novembro. Precisa, nesta quarta-feira (25), vencer o Independiente del Valle na altitude de Quito, no Equador, por três gols de diferença, ou por dois gols a partir de 3 a 1, para se classificar depois de perder por 2 a 0 na semana passada em Itaquera. Um 2 a 0 para os brasileiros leva a decisão para os pênaltis.

O Atlético-MG entra em campo nesta quinta (26), contra o Colón, em Belo Horizonte em situação mais favorável que a do Corinthians. Como fez um gol na derrota por 2 a 1 na Argentina semana passada, o 1 a 0 basta para se classificar pelo critério gol como visitante. Um novo 2 a 1, desta vez para os brasileiros, leva a decisão para pênaltis e qualquer empate ou diferença de um gol para os atleticanos a partir de 3 a 2 dá Colón.

Na Conmebol a final da Sul-Americana gera muito mais expectativa, nesse momento, que a da Libertadores. O seu principal torneio terá dois times de massa se enfrentando, já que as semifinais serão entre Flamengo x Grêmio e River Plate x Boca Juniors. Já a Sul-Americana pode ter, com Del Valle e Colón, dois times de menor expressão, que podem gerar menos interesse de ingressos e também de audiência de TV.

A final da Sul-Americana inicialmente seria realizada em Lima, mas a federação e o governo peruanos não entregaram à Conmebol as garantias necessárias para a realização do confronto — como isenção de impostos e segurança adequada, por exemplo.  A solução foi levar o jogo para o Paraguai, onde está a sede da Conmebol, mas também por lá houve mudança de estádio. Inicialmente o jogo seria no tradicional Defensores del Chaco, mas por estrutura acabou mudando para o campo do Cerro Porteño, mais moderno.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.