Topo

Marcel Rizzo

Globo deve ter Athletico x Flamengo ao vivo na internet contra apagão na TV

Marcel Rizzo

08/10/2019 11h00

A Globo deve transmitir Athletico x Flamengo, domingo (13) às 16h na Arena da Baixada, também online pelo seu site, o Globoesporte.com. A medida evitaria que alguns estados, como São Paulo e Rio Grande do Sul, ficassem sem ter como ver o jogo já que não terá transmissão via Premiere (pay-per-view). O martelo deve ser batido até esta quinta (10), quando a emissora define qual confronto passará para cada praça — a partida será confirmada em TV aberta para a maioria dos estados, inclusive o Rio de Janeiro.

A estratégia já foi usada no primeiro turno para o mesmo jogo, realizado no dia 26 de maio, no Maracanã, também para evitar que estados como São Paulo e Rio Grande do Sul ficassem sem ver Flamengo x Athletico, já que Santos x Inter se enfrentaram no mesmo horário na Vila Belmiro. Desta vez gaúchos e paulistas se encontram no Beira-Rio, na outra partida que terá transmissão em TV aberta neste domingo (13) às 16h.

LEIA MAIS:

Corinthians terá pela primeira vez jogo do Brasileiro transmitido apenas pela internet

Globo terá Flamengo x Athletico na internet e minimiza apagão na TV

Corintianos de oito estados não terão onde ver Athletico x Corinthians

O Athletico é o único dos 20 clubes da Série A do Brasileiro que não fechou com a Globo para o Premiere. Por isso, se não há transmissão em TV aberta ou em fechada contra outros times que têm contrato com a Turner para essa plataforma (Palmeiras, Bahia, Santos, Inter, Ceará e Fortaleza) os jogos do time paranaense ficam no "escuro", ou seja, sem qualquer tipo de transmissão, como exige a legislação. No caso do confronto deste domingo, sem a internet esse apagão seria parcial, apenas para alguns estados.

Foi o que ocorreu, por exemplo, com Athletico x Corinthians em 19 de maio, pelo primeiro turno. Oito estados (Piauí, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Paraíba, Goiás, Rio, Paraná e Pernambuco) não puderam acompanhar a partida porque receberam o sinal de Goiás x Botafogo, em TV aberta, e não havia o Premiere. Para o segundo turno a Globo decidiu transmitir exclusivamente pela internet Corinthians x Athletico, nesta quinta (10), como revelou o blog. Será o primeiro jogo do clube paulista no Brasileiro que passará somente na internet para evitar o apagão total.

Será a segunda partida que a Globo colocará em seu site com exclusividade — a primeira foi Grêmio x Athletico, dia 24 de agosto. E já tem uma terceira marcada, Fluminense x Athletico, dia 17 de outubro, outra quinta, mas 21h. Não é coincidência que esses jogos liberados online por enquanto são do Athletico — é uma maneira que a emissora tem encontrado de evitar o apagão.

O blog apurou que a emissora trata com cautela as transmissões pela internet por causa da audiência, que se dividirá entre a tela da televisão e a tela de tablets e celulares. A audiência da TV ainda é importante na hora de negociar contratos comerciais.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.