Topo

Marcel Rizzo

Gabigol pega suspensão leve por expulsão na final da Libertadores

Marcel Rizzo

09/12/2019 10h00

O Tribunal de Disciplina da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) não aumentou a suspensão de Gabigol pela expulsão na final da Libertadores, dia 23 de novembro, quando o Flamengo levantou a taça ao vencer o River Plate por 2 a 1, em Lima. O presidente do tribunal, o paraguaio Eduardo Gross Brown, confirmou uma partida, a automática, e uma multa de US$ 15 mil (R$ 62 mil), valor descontado do que o time do Rio tem a receber de cota. O clube ainda pode recorrer à Câmara de Apelação para evitar o pagamento, o que é improvável. Ele poderia ter recebido quatro jogos.

Se Gabriel ficar no Flamengo para 2020 ele terá que cumprir essa suspensão no primeiro jogo do time em competição organizada pela Conmebol, que provavelmente será a primeira rodada da fase de grupos da Libertadores, no começo de março. O Flamengo jogará também a Recopa, contra o Independiente Del Valle (EQU), campeão da Sul-Americana, mas esses confrontos ainda não têm data — pode ser em maio, ida e volta.

LEIA MAIS:

Vídeo mostra o motivo da expulsão de Gabigol na final da Libertadores

Disputa do Mundial adia desfecho de futuro de Jorge Jesus e Gabigol

Gabriel foi expulso pelo árbitro chileno Roberto Tobar depois do gol da virada, feito por ele — ele já havia anotado o primeiro também, o do empate. Na transmissão ao vivo não ficou claro o motivo do cartão vermelho porque as câmeras mostravam o jogador Palacios, do River Plate, sendo expulso por falta violenta. Um vídeo divulgado posteriormente mostrou que Gabigol fez gestos obscenos aos torcedores argentinos e a atletas no banco do River. Tobar não viu, mas seus auxiliares sim, que o avisaram.

A expulsão não interfere na participação de Gabigol no Mundial de Clubes do Qatar, que começa para o Flamengo dia 17 de dezembro contra rival ainda a ser definido. O regulamento prevê que não se acumula punições de outras competições. Se vencer Esperance (Tunísia) ou Al-Hilal (Arábia Saudita), o Flamengo pode encarar o Liverpool na decisão do Mundial, dia 21.

Gabriel tem contrato de empréstimo com o Flamengo até 31 de dezembro. O clube quer tentar comprá-lo da Inter de Milão, mas é incerto se os italianos vão negociá-lo novamente para o Brasil ou com outro clube europeu.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.