Topo

Marcel Rizzo

Romário aceita convite da CBF e após anos de atrito estará em jogo do tetra

Marcel Rizzo

06/01/2020 11h20

Em atrito há anos, CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e Romário acertaram um cessar-fogo. O hoje senador pelo Rio de Janeiro aceitou o convite da direção da confederação e estará nesta quinta-feira (9) em Fortaleza para participar de um amistoso master entre Brasil e Itália, na reedição da final da Copa do Mundo de 1994. Num primeiro momento a CBF divulgou a lista dos presentes sem Romário.

O jogo, que será realizado no estádio Presidente Vargas, terá nomes importantes dos dois lados. Pelo Brasil estarão Taffarel, Gilmar, Cafu, Jorginho, Márcio Santos, Aldair, Ricardo Rocha, Ronaldão, Branco, Mauro Silva, Dunga, Mazinho, Bebeto, Zinho, Paulo Sérgio e Viola, comandados por Carlos Alberto Parreira — ele era o treinador naquela vitória nos pênaltis na Copa dos EUA que deu o tetracampeonato ao Brasil. A Itália terá Albertini, Baresi, Apolloni, Benarrivo, Berti, Costacurta, Casiraghi, Evani, Mussi, Massaro e Tassotti e será treinada por Arrigo Sacchi. Italianos de outras épocas da seleção italiana, como Panucci e Schillaci, também jogarão.

A surpresa fica pela presença de Romário, que há muitos anos está rompido com a CBF. Ele se transformou em um dos principais críticos da confederação, principalmente depois da prisão, em 2015, de José Maria Marin, ex-presidente da entidade condenado nos EUA por receber propina na venda de direitos comerciais de campeonatos, no caso que ficou conhecido como Fifagate. Outros dois ex-presidentes da confederação, Ricardo Teixeira e Marco Polo De Nero, também foram acusados de corrupção o que aumentou o tom das críticas de Romário. Todos negam serem culpados.

LEIA MAIS:

CBF anuncia festa do Tetra sem Romário, Ronaldo, Raí e Leonardo

Sem Romário e Baggio, CBF fará jogo festivo do Tetra em Fortaleza

Veja o especial do UOL sobre Romário

Em julho de 2019 Romário declinou de participar da comemoração dos 25 anos da conquista do tetra. A CBF homenageou os jogadores na Granja Comary, o centro de treinamento das seleções em Teresópolis, e Romário não foi. Ao "Globoesporte.com", na época, ele disse que estava combinando a comemoração com outros atletas, mas decidiu não participar quando a CBF entrou para organizar o evento.

O blog apurou que o acerto da participação de Romário foi feito diretamente com o presidente da CBF, Rogério Caboclo. Internamente a CBF comemora a aproximação depois de anos de atritos. Na quarta-feira (8) haverá um reconhecimento do gramado para os jogadores participantes, com entrevistas, mas a presença de Romário nesta prévia não está confirmada. O senador está de recesso do trabalho em Brasília.

O jogo entre Brasil e Itália tem ingressos vendidos a R$ 20, com R$ 10 a meia-entrada e terá início às 21h30.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.