Topo

Marcel Rizzo

Membro do governo 'vence' presidente do Flamengo para vice da Apfut

Marcel Rizzo

21/03/2017 14h31

A Apfut (Autoridade Pública de Governança do Futebol) definiu que um representante do Ministério do Esporte será seu vice-presidente. O escolhido foi Raimundo da Costa Santos Neto, que já fez parte do departamento de segurança em eventos esportivos do ME.

A autoridade pública tem objetivo de fiscalizar e, se necessário, aplicar sanções aos clubes que aderiram ao Profut, que é o programa que refinancia as dívidas das entidades de prática do desporto junto à União mediante contrapartidas.

O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, já havia designado, em 23 de fevereiro, cinco membros da Apfut, todos indicações de dentro do governo. O Ministério da Fazenda teve um indicado (Frederico Igor Leite Faber), a Casa Civil mais um (Gustavo do Vale Rocha) e o Ministério do Esporte três: além de Santos Neto, fazem parte da Apfut os funcionários da pasta Wilson Gottardo e Tamoio Athaide Marcondes.

Gottardo é o ex-zagueiro, com passagens por Botafogo, Flamengo, São Paulo e seleção brasileira, que hoje tem cargo no gabinete de Leonardo Picciani. Ainda há as vagas de dirigentes de futebol (Eduardo Bandeira de Mello, presidente do Flamengo), dos treinadores (Marcos Bocatto), dos atletas (Juliana Cabral), dos árbitros (Marco Antônio Martins), e de entidade do fomento ao desenvolvimento do esporte (João Paulo Medina).

Esperava-se que a vaga de vice ficasse com um dos indicados da sociedade civil, em vez de um representante do governo – citava-se Bandeira de Mello como favorito. No final, foi decidido que era melhor colocar alguém mais técnico, que esteja em Brasília constantemente.

A presidência da Apfut foi dada ao advogado carioca Luiz André de Figueiredo Mello, que atuou na empresa ICON Brazil, que participou na preparação da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo, em 2014.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.