Topo

Marcel Rizzo

Neymar não será o jogador da seleção mais bem pago por vaga à Copa. Entenda

Marcel Rizzo

23/03/2017 04h00

Daniel Alves participou de todos os jogos nas eliminatórias (Crédito: Leo Correa/Mowa Press)

Miranda e Daniel Alves foram os jogadores que mais participaram das partidas da seleção brasileira nestas eliminatórias para a Copa da Rússia-2018, as 12 disputadas até agora.

Seguindo assim até o último jogo, em outubro próximo, os dois serão os que receberão a maior fatia da premiação pela vaga no Mundial, se confirmada. A CBF pagará o "bicho" proporcionalmente pelo número de jogos de cada atleta na competição.

O valor, portanto, será variável para cada um deles (e há um teto de R$ 100 mil). Nos jogos das eliminatórias da seleção, há o prêmio (bicho) por vitórias, mas ao fim do torneio, com a classificação assegurada, há a premiação pelo objetivo conquistado.

O pagamento proporcional por partidas disputadas é praxe na seleção, e também nos clubes brasileiros para títulos. É uma maneira de premiar aqueles com mais regularidade. Depois de Miranda e Dani, os que mais atuaram foram o goleiro Allison e o meia Willian, 11 vezes cada.

O atacante Neymar tem oito jogos porque foi suspenso nas duas primeiras partidas das eliminatórias, ainda por confusão que se envolveu na Copa América do Chile, em 2015, e perdeu outros dois devido a suspensões por cartões amarelos recebidos. É improvável que ele ultrapasse os companheiros e se torne o mais bem pago.

Outros que não fazem parte dos planos do técnico Tite, mas participaram do início das eliminatórias, como o goleiro Jefferson e o atacante Ricardo Oliveira, terão valores a receber.

O Brasil de Tite enfrenta nesta quinta o Uruguai, em Montevidéu, e pelas contas do treinador, um empate já deixará a seleção com a vaga praticamente assegurada, mesmo faltando ainda cinco rodadas. Os 28 pontos que o Brasil alcançará foram suficientes para se classificar até quarto em todas as eliminatórias sul-americanas com dez participantes, desde 2002.

Os quatro primeiros colocados garantem vaga direta na Rússia, enquanto o quinto disputa uma repescagem contra o campeão da Oceania.

Veja quantas partidas cada atleta atuou nestas eliminatórias:

Daniel Alves e Miranda: 12

Alisson e Willian: 11

Renato Augusto: 10

Neymar, Douglas Costa, Filipe Luis e Marquinhos: 8

Philippe Coutinho, Fernandinho e Lucas Lima: 7

Gabriel Jesus e Luiz Gustavo: 6

Ricardo Oliveira e Paulinho: 5

Marcelo: 4

Hulk, Oscar, Giuliano, Gil e David Luiz: 3

Casemiro, Firmino e Taison: 2

Jonas, Kaká, Thiago Silva e Jefferson: 1

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.