Topo

Marcel Rizzo

Copa do Nordeste vai desinchar para ficar mais atrativa e aumentar público

Marcel Rizzo

03/04/2017 08h30

A Copa do Nordeste vai desinchar na próxima temporada, com a diminuição do número de participantes de 20 para 16.

A ideia da Liga do Nordeste e de parceiros é tornar a competição mais atrativa, com mais público nos estádios, maior audiência e, claro, mais patrocinadores. Os critérios foram aprovados em reunião na sede da CBF, no Rio, há duas semanas.

Houve queda na média de público nos últimos anos, e a avaliação é que o aumento do número de concorrentes (em 2015, de 16 para 20), é um dos motivos. Em 2017, a média está em 3.727 pagantes, contra 5.873 no ano passado e 8.487 em 2013, quando o torneio voltou a ser disputado.

Em 2018, serão 16 times. Os 9 campeões estaduais, mais os três vices de Bahia, Pernambuco e Ceará (os Estados com melhor ranking da CBF), terão vagas diretas na fase de grupos. Os terceiros colocados dos Estaduais de Pernambuco e Bahia, mais os seis vices das seis federações restantes (menos o Ceará) disputarão uma fase classificatória, com confrontos definidos pelo ranking da CBF, em jogos eliminatórios únicos. Os quatro vencedores de cada um deles avançam para a fase de grupos com os 12 já classificados, somando 16.

Essa fase eliminatória já será disputada no segundo semestre de 2017, logo após os Estaduais, para os clubes poderem planejar 2018 com a vaga, ou não, no Nordestão.

A avaliação dos organizadores é que a fase mata-mata já será atrativa por ser partida única, com bons públicos e audiência alta. E que a fase de grupos terá jogos mais interessantes, principalmente a partir de 2019, quando a fórmula de classificação terá ainda mais alterações e vai priorizar rankings (a de 2018 está sendo chamada de transitória porque os Estaduais já estão em andamento).

Daqui a dois anos, o torneio terá os nove campeões estaduais, e os três melhores clubes das federações mais bem ranqueadas (não serão os vices, mas aqueles melhores classificados na CBF) entre os 12 garantidos diretamente na etapa de grupos. Depois, os oito que entram no mata-mata eliminatório serão os segundos melhores ranqueados das duas melhores federações, mais os seis melhores nordestinos do ranking, independentemente do Estado e, claro, já excetuando aqueles com vagas garantidas.

Desta maneira, os organizadores entendem que terão times mais fortes, e mais prestigiados, na competição, a tornando mais atrativa. O ranking da CBF prevê campanhas estaduais, mas principalmente a atuação dessas equipes nos torneios nacionais, com participação normalmente de clubes mais famosos.

Neste fim de semana passada que passou foram definidas as semifinais da edição 2017, que terá dois clássicos estaduais: Santa Cruz x Sport e Bahia x Vitória.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.