Topo

Marcel Rizzo

Premeditado: Palmeiras trabalhará para Felipe Melo perder só fase de grupos

Marcel Rizzo

27/04/2017 13h49

Legítima defesa e premeditação do Peñarol em agredir os jogadores do Palmeiras, principalmente Felipe Melo, vão dar o tom da defesa palmeirense no Tribunal de Disciplina da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol).

A preocupação do clube é minimizar uma punição para os próximos jogos da Libertadores ao volante para, que disparou dois socos em Matias Mier, do Peñarol, quando era acuado pelos adversários. Após a vitória palmeirense de virada, 3 a 2 em Montevidéu, uma briga aconteceu no gramado, com palmeirenses intimidados, principalmente Felipe Melo

O Palmeiras quer que uma definição ocorra o quanto antes, para que, em caso de punição, Felipe Melo perca as partidas de fim da fase de grupos, já que o clube brasileiro está praticamente classificado para as oitavas de final da Libertadores.

O departamento jurídico vai brigar por dois jogos de suspensão, caso ele realmente vá a julgamento. Há preocupação com uma tendência atual de punições pesadas do tribunal da Conmebol, que sempre foi muito criticado por ser brando demais.

O exemplo é o atacante flamenguista Berrío, expulso com cartão vermelho direto contra a Universidad Católica, dia 15 de março, depois de se envolver em empurra-empurra com o lateral rival Parot, que se jogou no chão alegando agressão. O árbitro expulsou Berrío, que levou três jogos de suspensão pelo Tribunal de Disciplina da Conmebol.

Felipe Melo não recebeu vermelho, pelo menos não em campo (a súmula do árbitro paraguaio Enrique Cáceres não foi divulgada), mas mesmo assim pode ser julgado pelo tribunal por meio das imagens. A defesa palmeirense quer alegar que havia premeditação nas tentativas de agressão ao jogador, depois de confusão que havia acontecido no jogo entre os times no Allianz Parque, em 13 de abril. O principal argumento para isso foram os portões de entrada para o vestiário fechado assim que acabou a partida.

O Palmeiras tem 10 pontos no Grupo 5, e se classifica com mais um ponto, ou até mesmo se perder os dois jogos restantes (Jorge Wilstermann, fora, e Tucuman em casa), dependendo da combinação. Por isso que duas partidas de "gancho" é considerada a punição ideal pelo clube. O problema é a proximidade do jogo contra o Wilstermann, que será já na próxima quarta-feira (3 de maio), o que pode impedir tempo hábil para uma suspensão já valer para essa partida — Berrío, por exemplo, demorou quase três semanas para ser punido.

Ao se apresentar ao Palmeiras, no início de 2017, Felipe Melo disse que daria tudo para o Palmeiras vencer a Libertadores e deu como exemplo da garra pretendida dar "tapas na cara de uruguaio se preciso". Depois, o volante explicou que a expressão não era literal, mas mostrar vontade e não se acovardar com a pressão e catimba dos times sul-americanos.

A frase, porém, irritou alguns jogadores do Peñarol, que desde o primeiro jogo provocaram o brasileiro, que chegou até a reclamar de racismo dos uruguaios.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.