Topo

Marcel Rizzo

Pior lugar para treino antes de jogo da Libertadores terá campo da Conmebol

Marcel Rizzo

15/05/2017 12h00

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) vai liberar um campo que está construindo em sua sede para que clubes que estejam na região de Assunção, no Paraguai, para disputar torneios da entidade possam treinar antes das partidas.

Houve pelo menos duas reclamações recentes de dificuldade para arrumar um local de treinamento decente na capital paraguaia: do Botafogo, que viajou em fevereiro para encarar o Olimpia pela segunda fase da Libertadores, e do Deportivo Cali-COL, que encarou dia 9 de maio o Sportivo Luqueño pela Copa Sul-Americana.

A região de Assunção, assim como cidades da Bolívia e do Equador, são consideradas por clubes que disputam os torneios da Conmebol as piores em termos de infraestrutura de campos para treinamentos. Muitos optam até, se a distância permite, nem treinar na cidade da partida antes de jogos nesses lugares.

A Conmebol exige que o clube esteja na cidade 24 horas antes do confronto, e é obrigatório a liberação do estádio, na véspera, para um treino de vistoria, mas algumas vezes isso é impossibilitado para evitar desgaste do gramado.

O campo será inaugurado nesta quarta (17), mesmo dia que ocorre um simpósio sobre futebol na sede da Conmebol – que fica na cidade de Luque, na Grande Assunção. A confederação tomou como sugestão da Fifa a construção do campo, que a entidade que comanda o futebol no mundo mantém também em sua sede, em Zurique, na Suíça.

A ideia é que o equipamento seja usado principalmente para cursos e desenvolvimento de jogadores, árbitros e outros profissionais do futebol.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.