Topo

Marcel Rizzo

Sem Globo, EI pagará cota integral de TV para os clubes da Copa do Nordeste

Marcel Rizzo

23/05/2017 04h00

Sem acordo com a Globo para o repasse dos direitos de transmissão da Copa do Nordeste em TV aberta para 2018, o Esporte Interativo informou aos clubes participantes do torneio que pagará a eles valor integral da cota, independentemente de acerto com outras emissoras.

Havia preocupação de cartolas de clubes e de federações da região de que o torneio perdesse dinheiro e visibilidade. Por isso que o Esporte Interativo, que detém os direitos e até a edição deste ano sublicenciava para a Globo em TV aberta, prometeu pagar a diferença mesmo que não tenha parceiro– estima-se que a receita total da competição, em 2018, seja de R$ 28 milhões.

Como mostrou o Blog do Ohata na semana passada, não houve até o momento renovação para que a Globo, por meio de suas afiliadas, continuasse transmitindo a competição no ano que vem. A Globo detinha a preferência de compra e a emissora não concordou com o aumento de 40% para o novo contrato.

O torneio reúne os principais times do Nordeste e é visto como mais rentável e esportivamente mais atraente do que os Estaduais. Sem TV aberta, os clubes temem perda de visibilidade principalmente para negociarem os seus contratos de patrocínio, que normalmente ocorrem no início de temporada.

Em reuniões com dirigentes, o blog apurou que representantes do Esporte Interativo informaram que estão negociando parcerias com outras TVs abertas da região, que há tempo até janeiro mas que garantem a diferença em dinheiro porque avaliam que o torneio está valorizado. E que haverá novos players em redes sociais para que se tenha acesso à competição, que é chancelada e faz parte do calendário da CBF.

O Grupo Globo e o Esporte Interativo, que pertence ao Grupo Turner, têm disputado torneios nacionais, inclusive o Brasileiro da Série A em TV fechada, que a partir de 2019 terá jogos transmitidos pelos canais dos dois grupos (EI e SporTV).

O Esporte Interativo informou que "garante que a Copa do Nordeste terá ainda mais visibilidade nas próximas edições, com transmissões em TV aberta, fechada e também nas redes sociais. O valor de direitos pago à Liga do Nordeste [que organiza a competição] e, por consequência, aos clubes, seguirá aumentando ano após ano, como já vem acontecendo".

Em nota enviada, o Grupo Globo informou que "mantém interesse em todos os eventos que contem com a participação dos grandes clubes brasileiros. Não há qualquer desistência do direito de negociar, estamos sempre abertos ao diálogo".

Nesta quarta (24), ocorre em Salvador a finalíssima entre Bahia e Sport da edição deste ano, jogo que terá a Arena Fonte Nova lotada. A primeira partida, no Recife, terminou 1 a 1.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.