Topo

Marcel Rizzo

Final da Liga dos Campeões bate recorde de audiência na TV paga brasileira

Marcel Rizzo

06/06/2017 16h10

A final da Liga dos Campeões entre Real Madrid e Juventus, sábado (3), bateu recorde de audiência na TV paga brasileira – o Real venceu por 4 a 1, em Cardiff, e ficou com a taça.

Transmitida pelo Esporte Interativo, a audiência domiciliar foi de 4.64, segundo dados obtidos pelo blog. Na TV paga, atualmente, um ponto representa 188.025 domicílios — dados projetados para cobertura de paytv, segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

O número bate os 3.39 pontos que a ESPN alcançou em 2015, quando transmitiu a vitória do Barcelona sobre a Juventus, 3 a 1, em Berlim. Na temporada seguinte da Liga dos Campeões, o Esporte Interativo ganhou os direitos de transmissão na TV paga e já passou a decisão de 2016, vencida pelo Real Madrid nos pênaltis sobre o Atlético de Madri — não houve medição significativa de audiência ano passado porque o EI não estava nas principais distribuidoras de canais pagos, como a NET e a Sky.

No Brasil, a final da Liga dos Campeões tem aumentado sua audiência principalmente depois que a Uefa (União Europeia de Futebol) decidiu, a partir da decisão da temporada 2009/2010, realizar o confronto único aos sábados – anteriormente era às quartas, noite na Europa, e à tarde no Brasil, ou seja, no meio do expediente.

Em palestra recente na CBF, representante da Uefa contou que o Brasil representa a maior audiência da Liga dos Campeões no mundo contando, claro, os números em TV aberta, que a Globo transmite para todo o Brasil (não há detalhes da audiência da final deste ano na TV aberta).

A medição do Ibope/Kantar Pay TV mostra que a audiência decisão da Liga dos Campeões no Esporte Interativo foi maior do que a soma de todas as outras emissoras esportivas no horário: o jogo teve início às 15h45, terminando por volta das 17h40. O segundo colocado no horário, o SporTV, marcou 0.48 ponto, por exemplo.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.