Topo

Marcel Rizzo

Rejeição diminui e nome de Luxa já circula no Flamengo e no Inter

Marcel Rizzo

21/07/2017 10h36

Luxa na vitória de quinta do Sport sobre o Atlético-GO, 4 a 0 (Crédito: Williams Aguiar/Sport)

A boa campanha do Sport no Campeonato Brasileiro, quinto colocado, fez com o técnico Vanderlei Luxemburgo deixasse de ter rejeição.

Luxa, que não trabalhava em um clube brasileiro desde agosto de 2015, quando saiu do Cruzeiro, passou pelo futebol chinês mas ficou quase um ano desempregado, já tem o nome circulando por clubes que passam alguma turbulência com treinadores.

Casos, por exemplo, de Flamengo e Internacional. No primeiro, conselheiros defendem que a saída de Zé Ricardo seria fundamental para o time engrenar no Brasileiro, e que Luxemburgo seria a pessoa ideal para brigar pela taça.

O presidente flamenguista Eduardo Bandeira de Mello, porém, é defensor do trabalho de Zé Ricardo e, nesse momento, não pensa em mudança. O cartola também tem dúvida se Luxa seria realmente o nome ideal para assumir a equipe hoje.

No Inter, um novo tropeço de Guto Ferreira na Série B, torneio que o time ocupa a quinta posição, fora portanto do G4 que volta para a Série A, pode resultar na saída do treinador – a equipe gaúcha encara neste sábado (22) o Vila Nova, em Goiânia.

Em Porto Alegre, o nome de Luxemburgo é visto com mais carinho do que no Rio. Há falta de opções no mercado, avaliam os dirigentes, a ponto de Dunga, que está parado desde a saída da seleção brasileira, em meados de 2016, ter sido cogitado novamente. O Atlético-MG, que demitiu Roger Machado, anunciou Rogério Micale como seu novo treinador.

A questão é como Luxa trataria se recebesse uma proposta neste momento que engrena o Sport, e que rasga elogios à estrutura do clube. O contrato vai até o fim de 2017, e segundo apurou o blog a multa rescisória é baixa. Já há, porém, interesse dos cartolas pernambucanos em uma renovação antecipada, justamente para evitar concorrência ao fim do ano, quando alguns times devem se desfazer de seus treinadores.

Luxa tem o seu comprometimento elogiado pelos chefes. A falta disso era o que aterrorizava dirigentes que tinham o nome dele sugerido quando vagava uma posição. Há também bom retorno dos atletas, que trocam mensagens com amigos de outros clubes elogiando a postura do técnico neste momento. Por isso também o nome dele voltou a circular em equipes que, antes, virariam as costas.

Luxemburgo foi contratado pelo Sport no fim de maio, após a demissão de Ney Franco e depois de uma negociação longa, que chegou a ser dada como fracassada, mas que no fim das contas foi fechada.  Em 14 partidas foram nove vitórias, dois empates e três derrotas, entre Brasileiro, Sul-Americana e final atrasada do Pernambucano, que deu o título ao Sport.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.