Topo

Marcel Rizzo

Paulinho foi da China ao Barcelona. E isso pode ser ruim para Tite

Marcel Rizzo

15/08/2017 04h00

Paulinho chegou à titular da seleção atuando na China (Crédito: Natacha Pisarenko/AP)

A menos de dez meses do início da Copa do Mundo de 2018, que será na Rússia, três titulares de Tite na seleção brasileira trocaram de clube nesta janela de transferências de verão na Europa, e um quarto está a caminho de fazer o mesmo até 31 de agosto.

O atacante Neymar foi do Barcelona ao Paris Saint-Germain, na negociação mais cara da história (mais de R$ 810 milhões), o lateral direito Dani Alves não renovou com a Juventus para seguir Neymar no PSG, e o volante Paulinho foi confirmado nesta segunda (14) no Barcelona, deixando o futebol chinês.

Mudanças de time, muitas vezes, pode impactar no desempenho nos atletas de campo, por diversos fatores: ambientação na nova cidade, mudanças de estilo de jogo da equipe e de posicionamento do jogador e, principalmente, menos oportunidades em campo. Quatro jogadores, de 11, é quase meio time, e pode pesar em torneio curto como a Copa.

Nos casos já confirmados de novo endereço há avaliações e sentimentos diferentes na CBF, apurou o blog. Tranquilidade com Neymar e Dani Alves, e certa apreensão com Paulinho.

Apreensão com Paulinho, que está saindo de um mercado emergente para jogar num dos maiores clubes do mundo? Pode parecer contraditório, mas não é. No Guangzhou Evergrande Paulinho era referência, e Tite mostrou, com dois titulares da China em sua equipe (Renato Augusto é o outro), que o atleta pode manter o alto nível atuando na Ásia.

Apesar do alto valor investido pelo Barcelona para contratar Paulinho, cerca de R$ 150 milhões, há um ponto de interrogação de como será sua estada na Espanha. São duas preocupações: a curto prazo, como ele jogará. A médio, se ele jogará. Se não começar arrebentando por lá, o volante pode ter problemas por uma desconfiança em sua aquisição.

Com relação a Neymar há alívio pelo acordo com o PSG ter saído, depois de uma novela que durou algumas semanas e que parecia estar estressando o craque (que brigou até em treino). No PSG, Neymar será o "dono" do time, e seu protagonismo será espelhado também na seleção.

Dani Alves será titular do PSG, e há um fator bem positivo em sua ida a Paris: ele jogará ao lado do zagueiro Marquinhos, outro titular de Tite, e de Thiago Silva, que também tem grandes chances de estar na lista final para a Copa da Rússia.

Barcelona, de novo

O quarto que deve mudar de time é o atacante Philippe Coutinho. Sua saída do Liverpool está se transformando em novela como a de Neymar, mas a tendência é que a vontade do jogador prevaleça e ele chegue ao Barcelona.

Se status por lá será diferente do de Paulinho, já que se apresentará para substituir Neymar. Mesmo assim fica a incógnita de como ele se portará ao lado dos protagonistas Messi e Suárez.

Outros dois jogadores que não são titulares, mas têm frequentado a lista de convocados, também trocaram de clube: o goleiro Ederson saiu do Benfica para o Manchester City, e o meia Giuliano deixou o Zenit e foi para o Fenerbahce.

Ederson briga com outros cinco goleiros, como mostrou o blog, por três vagas na Copa. Já Giuliano saiu da Rússia porque lá não tinha chance, e ouviu de Tite que precisava estar em campo para ser convocado.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.