Topo

Marcel Rizzo

Tite só convoca os corintianos e os flamenguistas? Não é bem assim

Marcel Rizzo

04/10/2017 04h00

Tite recebe gremista Arthur na Granja Comary (Crédito: Lucas Figueiredo/CBF)

Vida de técnico da seleção é conviver com críticas às convocações. Por que não chamou aquele atacante, como optou por esse goleiro, prefere atletas do Corinthians porque trabalhou lá, ou do Flamengo porque é o time mais popular?

Tite assumiu em junho de 2016, e apesar da ótima campanha nas eliminatórias que classificou o Brasil com antecedência à Copa da Rússia no ano que vem, as listas de convocados não são unanimidade. Muito se ouve que "Tite gosta de jogadores do Corinthians, olha lá o Fagner e o Cássio", ou "sempre tem alguém do Flamengo, veja Muralha e Diego".

Levantamento feito pelo blog mostra que nem Corinthians e nem Flamengo foram os times brasileiros com mais atletas chamados por Tite até o momento. É o Grêmio de Renato Gaúcho, considerado por muitos especialistas o melhor do Brasil em 2017, aquele que mais cedeu jogadores desde a primeira convocação de Tite, em agosto do ano passado — gaúcho, o técnico teve no Grêmio seu primeiro grande clube no currículo, com o qual ganhou a Copa do Brasil de 2001.

Foram cinco gremistas até o momento: Marcelo Grohe, Geromel, Walace, Luan e Arthur. Walace já foi vendido ao Hamburgo, mas quando chamado ainda estava em Porto Alegre. Arthur é o mais recente convocado, e está no grupo que enfrenta a Bolívia, nesta quinta (4) em La Paz, e o Chile na próxima terça (10), em São Paulo.

Atlético-MG e Flamengo tiveram quatro atletas chamados cada um, Corinthians e Palmeiras três e o Santos, dois. Um detalhe faz com que Tite possa até ser chamado de democrático em suas convocações: o amistoso contra a Colômbia a favor das vítimas do acidente da Chapecoense, em janeiro, contou apenas com atletas que atuavam no país. Com isso, todos os 12 clubes de maior torcida do país tiveram ao menos um jogador em listas do treinador.

Tite já chamou 60 jogadores desde que assumiu, e sua preferência para a Copa de 2018 parece não estar concluída. Exemplo é o lateral direito corintiano Fagner, que com sete convocações até aqui foi o atleta que atua no Brasil que mais vezes esteve na seleção com o técnico. Para os jogos contra Bolívia e Chile, porém, Tite optou por Danilo como reserva de Daniel Alves.

Com seis chamadas, o goleiro Weverton, do Atlético-PR e titular no título olímpico de 2016 (não com Tite, mas com Rogério Micale como técnico) também perdeu espaço e, hoje, Alisson, Ederson e Cássio parecem estar um passo adiante.

Analisando as convocações de atletas de clubes brasileiros, a lista mostra coerência: tem na ponta os clubes considerados pela crítica no começo do ano os de melhores elencos (Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG), e aqueles que apresentaram o melhor futebol no ano em determinado momento, o Corinthians (lidera o Brasileiro), o Grêmio (semifinalista da Libertadores, terceiro a Série A) e o Santos (vice-líder do Brasileiro atualmente).

Dos clubes do exterior, o que mais cedeu atletas foi o Paris Saint-Germain, quatro, já contando Neymar, que deixou o Barcelona para a França na janela de transferências desse meio de 2017. Juventus e Manchester City, com três cada um, aparecem logo depois.

Veja os jogadores convocados de cada clube brasileiro:

Grêmio – 5 (Marcelo Grohe, Geromel, Walace, Luan e Arthur)

Atlético-MG – 4 (Marcos Rocha, Fábio Santos, Rafael Carioca e Robinho)

Flamengo – 4 (Muralha, Jorge, Arão e Diego)

Corinthians – 3 (Cássio, Fagner e Rodriguinho)

Palmeiras – 3 (Gabriel Jesus, Dudu e Victor Hugo)

Santos – 2 (Lucas Lima e Gabriel)

Fluminense – 1 (Scarpa)

Botafogo – 1 (Camilo)

Vasco – 1 (Luan)

Cruzeiro – 1 (Henrique)

Inter – 1 (Danilo Fernandes)

Sport – 1 (Diego Souza)

São Paulo – 1 (Rodrigo Caio)

Atlético-PR – 1 (Weverton)

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.