Topo

Marcel Rizzo

Copa do Nordeste abre futebol no Brasil em 2018 e avançará à Copa da Rússia

Marcel Rizzo

10/10/2017 16h10

A Copa do Nordeste vai abrir o calendário do futebol brasileiro em 2018 e avançar até a Copa do Mundo, tendo sua final realizada no dia 10 de julho, cinco dias antes da decisão do Mundial na Rússia. O torneio regional terá sua abertura em 14 de janeiro, três dias antes do que está previsto o início dos Estaduais.

Com o calendário apertado devido à Copa, a CBF divulgou no fim de setembro seu calendário para 2018 com período menor de pré-temporada aos jogadores — serão 14 dias, entre 3 e 16 de janeiro. Normalmente o mês todo de janeiro é dedicado a treinos e amistosos. Na ocasião, no entanto, deixou em aberto as datas do Nordestão, reveladas agora.

Os times que abrirem a Copa do Nordeste terão ainda dois dias a menos de pré-temporada. Esta, porém, foi uma decisão dos próprios clubes e das federações do nordeste, que não quiseram apertar o torneio regional, hoje financeiramente mais atraente do que os Estaduais.

"Ficou bom porque teremos espaço para a Copa do Nordeste, com o mesmo número de datas programado, e os times em atividade", disse Ednaldo Rodrigues, presidente da Federação da Bahia.

A CBF conseguiu autorização da Fifa para que jogos de torneios oficiais possam acontecer durante a Copa do Mundo, algo que não é permitido. Portanto, além da Copa do Nordeste, as Série B, C e D terão partidas entre junho e julho (a abertura do Mundial será em 14 de junho). A Primeira Liga, que organiza uma competição com clubes do RJ, MG, SC, RS, PR e CE, também estuda realizar partidas em meio à Copa.

Os organizadores avaliam que não haverá problema em coincidir Nordestão com a Copa do Mundo porque as partidas do Mundial ocorrerão pela manhã e à tarde, horário do Brasil, enquanto as do regional serão de noite. Há também uma questão de marketing, já que durante Copas pessoas que normalmente não se interessam por futebol ligam a TV para ver o esporte, e podem estender a curiosidade para outros torneios.

A Copa do Nordeste, que para 2018 criou uma fase preliminar, mas para ser jogada ainda em 2017, terá 16 times divididos em quatro grupos. Os dois primeiros de cada avançam às quartas de final, e daí em diante é mata-mata até se chegar aos finalistas. O Sport, vice-campeão em 2017, abriu mão de sua participação alegando que a cota é baixa.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.