Topo

Marcel Rizzo

Quanto pode custar trazer PSG com Neymar e astros ao Brasil em dezembro

Marcel Rizzo

11/10/2017 04h00

Neymar em sua estreia pelo PSG, quando fez gol (Crédito: JEAN-SEBASTIEN EVRARD/AFP)

O custo para o Paris Saint-Germain, com Neymar e companhia, jogar no fim de dezembro no Brasil pode bater o R$ 1,5 milhão. A negociação de um amistoso em Fortaleza ocorre entre clube, governo do Ceará e a Lagardere, empresa francesa sócia da Luarenas, que detém a concessão da Arena Castelão — estádio onde ocorreria a partida entre PSG e Fortaleza.

No valor estariam os gastos com a cota a ser paga ao PSG, deslocamento, hospedagem e alimentação da delegação, além de detalhes estruturais e de marketing para a realização da partida. O Estado garante que não será aplicado um centavo de dinheiro público, o que faz com que a confirmação da passagem do time francês com Neymar pelo Nordeste brasileiro dependa de parcerias a serem fechadas com empresas interessadas em patrocinar o evento.

"No encontro que tivemos com a diretoria do PSG, foi demonstrado todo interesse de vir o time completo, completo, completo", disse Marcos Lage, coordenador administrativo e financeiro da Secretaria de Esportes do Ceará e que foi a Paris tratar do assunto. Ele não confirmou o valor que seria gasto com a operação. "Essa é uma questão que não cabe ao Estado, já que não terá dinheiro público envolvido".

De qualquer modo, o governo cearense demonstra otimismo em que o jogo possa sair do papel, o que seria a cereja do bolo de uma semana de intercâmbio entre Ceará e França, com palestras, encontros de empresários e eventos culturais, fruto do recém anunciado hub da companhia aérea Air France na capital do Ceará, que terá voos diretos de Fortaleza para Paris e Amsterdã (por meio da KLM).

"Só temos 100% de certeza da nossa morte, mas tenho confirmação de que os clubes e as empresas estão trabalhando firme para realizar esse sonho", disse Lage.

A data sugerida ao PSG foi 22 de dezembro, uma sexta-feira, que encerraria a semana de intercâmbio, mas pode não ser viável porque dois dias antes os franceses jogam pelo Campeonato local, contra o Caen. "Mas será ainda este ano se confirmado", disse Lage.

Como mostrou a coluna De Primeira, do UOL Esporte, a Lagardere convidou o Fluminense para ser o adversário do PSG no amistoso, e recebeu uma negativa porque o time estará de férias. O São Paulo também foi sondado, mas a opção caseira acabou prevalecendo até com uma boa "desculpa": em 2018 o Fortaleza, que voltará para a Série B, estará completando 100 anos.

Um dos empecilhos para a realização da partida, como também mostrou a coluna De Primeira, era o fato de o PSG ser patrocinado pela Emirates, concorrente da Air France, mas é possível que outras empresas coloquem dinheiro na operação.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.