Topo

Marcel Rizzo

Bom e barato: desafio de Ceni no Fortaleza é montar um time que não existe

Marcel Rizzo

11/11/2017 04h00

Fortaleza será o segundo clube de Ceni como técnico (Crédito: Marcello Zambrana/Agif)

Poucas horas antes de anunciar a contratação de Rogério Ceni como seu treinador para 2018, na tarde desta sexta (10), a diretoria do Fortaleza acertou a rescisão contratual de oito jogadores que participaram da Série C em 2017, na continuação de uma reformulação que será o primeiro desafio do ex-goleiro no comando da equipe cearense.

Ceni terá que montar um time do zero. Ou melhor, terá que montar um time a partir de dois jogadores. É isso o que o Fortaleza tem sob contrato para 2018: renovaram vinculo nos últimos dias o goleiro Marcelo Boeck e o volante Anderson Uchôa.

A contratação de Ceni pelo Fortaleza tem duas vertentes. Uma é o marketing em torno da aquisição, já que ele é um dos maiores ídolos do São Paulo, e vai atrair mídia e, espera-se, patrocinadores. O segundo é o de ter um treinador novato (o Fortaleza será o segundo clube do profissional de 44 anos), que tenha motivação de turbinar com uma boa campanha na Série B do ano que vem para mostrar que pode sim ser um técnico de sucesso.

E Ceni é a esperança do Fortaleza de montar um elenco competitivo com o pouco dinheiro que terá para investir (se analisa, ainda, o orçamento de 2018). O treinador terá liberdade para montar o time como quiser, respeitando, claro, o limite financeiro do clube cearense — ele poderá contactar diretamente atletas, sem entrar, claro, em pauta financeira, essa uma obrigação da diretoria.

Há foco em buscar jogadores jovens, que possam chegar por empréstimo, e outros experientes. E Ceni é peça fundamental nesse plano de atrair atletas e até clubes interessados em colocar sua promessas em um time que o terá como treinador. O ex-goleiro tem bom relacionamento com vários dirigentes e treinadores, que trabalharam com ele no São Paulo ou foram seus rivais, que serão acionados na busca pela montagem do time ideal.

A carta branca para Ceni buscar reforços começou com sua comissão técnica. Foram contratados junto com ele três profissionais, segundo o jornal O Povo: como supervisor Charles Hambert, francês que esteve com Ceni por sua passagem como técnico do São Paulo, de janeiro a julho deste ano, Nelson Simões como auxiliar e Danilo Augusto, com passagem pelo São Paulo, como preparador físico.

O Fortaleza estreará no Campeonato Cearense em 10 de janeiro, contra o Tiradentes, no Castelão. A pré-temporada terá início em 18 de dezembro, quando o elenco terá que estar quase montado já. Pouco mais de um mês para Ceni mostrar que pode montar um elenco bom e, principalmente, barato.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.