Topo

Marcel Rizzo

Troféu vai a Itaquera: campeão na quarta, Corinthians já fará festa oficial

Marcel Rizzo

14/11/2017 10h55

* Atualizada às 14h02

A CBF definiu que levará para Itaquera nesta quarta-feira (15) o troféu de campeão e todos os equipamentos, como pódio, medalha e papéis picados, para que o Corinthians já faça a festa se confirmar o título do Brasileiro contra o Fluminense (jogo começa às 21h45, de Brasília). – (NOTA DA EDIÇÃO: horas depois, a entidade voltou atrás e desistiu de levar o troféu)

Nada, porém , ficará exposto aos torcedores. Tudo ficará guardado em uma sala na arena corintiana para caso o título não ocorra nesse meio de semana — em jogos de torneios que tem as finais em partidas eliminatórias, como Copa do Brasil e Libertadores, a taça fica exposta à beira do gramado na finalíssima.

O mesmo foi feito no ano passado, quando o Palmeiras poderia ser campeão contra a Chapecoense, na penúltima rodada, e troféu e equipamentos foram enviados ao Allianz Parque, mas ficaram guardados durante os 90 minutos. Com a confirmação do título, tudo foi montado rapidamente e os palmeirenses puderam levantar a taça, com pódio e tudo, na frente de seus torcedores.

A CBF vem mudando aos anos os procedimentos de entrega de taça aos campeões brasileiros no sistema de pontos corridos, quando um time pode ser o vencedor com antecedência. Em 2015, o Corinthians venceu três rodadas antes do fim, em jogo contra o Vasco, em São Januário. O time fez festa, teve até uma taça alternativa, mas não foi com o troféu oficial do Brasileiro ou com pódio montado. Isso só ocorreu no jogo seguinte, frente ao São Paulo, em Itaquera.

Houve ano, como em 2012, com o Fluminense campeão, que o time do Rio recebeu o troféu oficial na festa de encerramento do campeonato, quando a CBF anuncia os craques da competição, que normalmente é realizada um dia após o término da competição.

Para ser campeão nesta quarta, basta ao Corinthians vencer o Fluminense. Se empatar, não poderá levantar o troféu em Itaquera porque o Palmeiras, terceiro colocado, jogará na quinta, frente ao Sport, e se vencer ainda terá chances de alcançar o rival. O Grêmio, vice-líder, joga também na quarta, mas mais cedo, 19h30, diante do São Paulo.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.