Conmebol agrada clubes: brasileiro cuidará da organização da Libertadores
A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) decidiu dividir o seu departamento de competições em dois, com diretores diferentes: um cuidará exclusivamente dos torneios de seleções, como a Copa América e os de base, e o outro das competições de clubes, como a Libertadores e a Copa Sul-Americana.
Neste segundo, que tratará de campeonatos de clubes, a entidade contratou um brasileiro, Frederico Nantes. A decisão foi comemorada por times do país, que entendem que terão melhor comunicação com a entidade para possíveis mudanças de regulamento principalmente na Libertadores — um dos pedidos, por exemplo, éo fim do gol como visitante como critério de desempate em jogos mata-mata.
O gaúcho Frederico Nantes tem no currículo participação na organização da Copa do Mundo de 2014, realizada o Brasil. Ele foi o principal responsável pelo atendimento às seleções que viajaram, como acerto de detalhes dos locais de treinamento, deslocamentos internos, segurança, serviços médicos, serviços de alimentação, entre outros.
Antes, Nantes participou dos comitês organizadores dos Jogos Pan-Americanos de 2007 e dos Jogos Olímpicos de 2016, ambos no Rio. Ele se aproximou da direção da Conmebol em 2016, quando esteve como coordenador de partidas da Copa América do Centenário, realizada nos EUA, e teve rápida passagem pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), entre janeiro e setembro de 2015, quando foi gerente de planejamento estratégico.
O blog apurou que a decisão da Conmebol em separar o departamento de competições ocorreu a pedido de algumas confederações, entre elas o Brasil, para dar maior agilidade na preparação dos campeonatos. Há, por exemplo, atraso em alguns detalhes da realização da Copa América de 2019, no Brasil (nem se decidiu quantas sedes serão), e um dos argumentos para isso é que o novo calendário da confederação, com Libertadores e Sul-Americana o ano todo, tem exigido quase todo o tempo da diretoria de competições.
O paraguaio Hugo Figueredo, que antes detinha sozinho o cargo de diretor de competições, será o chefe do departamento que cuidará dos torneios entre as seleções. Seu último ato como responsável pelos torneios dos clubes foi participar do sorteio dos grupos da Libertadores e dos confrontos da Sul-Americana, em dezembro de 2017, revelando os times das bolinhas sorteadas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.