Topo

Marcel Rizzo

Dinheiro e jogo na Europa: planos para atrair clubes à Copa de Aspirantes

Marcel Rizzo

26/01/2018 04h00

A CBF e parceiros abriram a possibilidade de dar uma premiação em dinheiro para atrair os principais times do Brasil para a disputa da segunda edição de seu Campeonato Brasileiro de Aspirantes, entre maio e novembro.

Há também a chance que o campeão da competição, que limita no regulamento a participação de jogadores até os 23 anos, faça um jogo na Europa contra uma equipe vencedora de algum torneio local da mesma categoria — uma possibilidade, por exemplo, seria um confronto contra o campeão da Premier League 2, da Inglaterra, em que os grandes daquele país usam, a maioria, times sub-23.

O pacote mira clubes como Corinthians, Palmeiras, Flamengo, Vasco e Fluminense, que não participaram da primeira edição, em 2017 – foram dez concorrentes, em torneio realizado em menos de dois meses, entre outubro e dezembro. O Inter foi o campeão, batendo o Santos na final.

No ano passado, alguns clubes alegaram não ter tempo hábil para montar times sub-23, já que a realização do torneio foi decidida semanas antes do início. A ideia da CBF é que os clubes usem o campeonato para utilizar atletas sem espaço na equipe principal, e revelações que precisam de adaptação para os profissionais.

Na segunda-feira passada (22), a CBF enviou carta convite para participação no torneio aos 20 clubes de melhor ranking da entidade. Se todos derem o aval, os 14 melhores posicionados participarão da competição, já que esse é o número considerado ideal no momento pelos organizadores – o limite para aceitar, ou não, o convite é 9 de fevereiro.

Uma possível premiação em dinheiro para o campeão está em aberto e dependerá de contratos com patrocinadores a serem fechados. O jogo contra um clube europeu é mais fácil de se concretizar, apurou o blog.

Os 20 clubes que receberam o convite são Palmeiras, Cruzeiro, Grêmio, Santos, Atlético-MG, Corinthians, Flamengo, Botafogo, Atlético-PR, Inter, São Paulo, Fluminense, Vasco, Chapecoense (se esses 14 disserem sim, serão os participantes), Sport, Ponte Preta, Coritiba, Vitória, Figueirense e Atlético-GO.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.