Topo

Marcel Rizzo

Copa América-2019, no Brasil, deve coincidir com até 5 rodadas da Série A

Marcel Rizzo

21/02/2018 10h48

Nesta sexta (24), em Punta Del Este, no Uruguai, o Conselho (antigo Comitê Executivo) da Conmebol se reunirá e um dos temas abordados vai ser a Copa América de 2019, que será disputada no Brasil. As datas do evento devem ser definidas neste encontro, e será importante para que a CBF projete o seu calendário para a próxima temporada.

A proposta inicial prevê que a Copa América aconteça entre 14 de junho (uma sexta-feira) e 7 de julho (um domingo), em até oito cidades brasileiras (o número de sedes também estará em discussão, como já mostrou o blog). São 23 dias, período que já está inclusive aprovado pela Fifa, incluído no calendário da entidade e é o mesmo das duas últimas Copas América, a de 2015, jogada no Chile, e do Centenário, em 2016, nos EUA.

A tendência, hoje, é que o Campeonato Brasileiro da Série A em 2019 não seja paralisado no período da Copa América como será feito esse ano para a Copa do Mundo da Rússia, que ocorrerá entre 14 de junho e 15 de julho. A Fifa exige que os principais torneios, continentais ou nacionais, parem durante o Mundial, e segundo tabela inicial divulgada pela CBF a elite do Brasileiro para em 13 de junho e volta em 18 de julho.

Para a Copa América, não haverá essa obrigatoriedade de parar. Nas edições anteriores do torneio continental de seleções, o Brasileiro seguiu normalmente. Em 2015 e 2016 foram cinco rodadas coincidindo com as competições realizadas no Chile e nos EUA — nas duas o Brasil foi eliminado cedo (nas quartas de final e primeira fase, respectivamente), e os atletas convocados acabaram retornando antes. A previsão é que em 2019 o número de rodadas a se perder seja o mesmo, cinco.

É complicado para a CBF parar o Brasileiro durante o torneio porque atrapalharia a pré-temporada dos jogadores, como ocorreu em 2018. Os atletas tiveram férias em dezembro e voltaram a trabalhar no começo de janeiro, mas o Estaduais iniciaram antes, em meados de janeiro e não no fim desse mês ou começo de fevereiro, por causa do achatamento do calendário.  A avaliação interna é de que seria ruim repetir isso na próxima temporada,

Há, porém, outra questão com relação à coincidência de datas entre a Copa América e o Brasileiro: como o torneio será no Brasil, jogado nos principais estádios, clubes que cederem essas arenas terão que se mudar para outros locais, já que durante a Copa América o estádio vira "propriedade" do organizador da competição, ou seja, da Conmebol — é preciso envelopar o estádio com a marca do torneio, montar estruturas provisórias para imprensa e funcionários, etc.

O torneio vai ocorrer, com certeza, nas cidades de São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Salvador, Brasília e Porto Alegre. Fortaleza e Recife brigam pela sétima vaga, ou até para as duas entrarem. Em São Paulo estuda-se até o uso de dois estádios, os do Corinthians (em Itaquera, palco da Copa-2014) e do Palmeiras. Os dois times, nesse caso, teriam que atuar como mandante em outro campo. O mesmo em Porto Alegre com Grêmio ou Inter, e em Belo Horizonte com o Cruzeiro, que costuma usar o Mineirão como sua casa.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.